O Município de Seia, enquadrado no projeto “Floresta Resiliente”, vai promover no dia 7 de dezembro, na freguesia de Vide, uma ação de reflorestação em áreas florestais afetadas pelos incêndios de outubro de 2017.
A ação é aberta à participação de voluntários e traduzir-se-á na plantação de 3000 árvores, na sua grande maioria de medronheiro e algumas de sobreiro, em áreas florestais adjacentes às aldeias de Cide, Rodeado, Malhada de Cilhas e Coucedeira, na freguesia de Vide.
A iniciativa pretende reconverter áreas ocupadas anteriormente com pinheiro bravo para povoamentos de medronheiro. A reflorestação será efetuada na faixa de gestão de combustíveis adjacentes à rede viária e de proteção ao aglomerado populacional, tendo como objetivo primordial contrariar a situação de vulnerabilidade dos espaços rurais, visando a proteção das pessoas e dos seus bens.
Além de funcionar como autênticos mosaicos de quebra de manchas florestais contínuas, contribuindo por si só para a descontinuidade florestal e para prevenção de incêndios severos, pretende-se ainda com esta medida valorizar a agricultura familiar através da exploração do medronho, com o objetivo de melhorar as condições de vida, de trabalho e de produção dos pequenos agricultores.
A ação é apoiada pelo Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito do projeto “Floresta Resiliente – reconversão para medronhal das áreas florestais adjacentes às aldeias de Cide, Rodeado, Malhada de Cilhas e Coucedeira”, e pela Associação Nacional de Empresas Florestais e Agrícolas e do Ambiente (ANEFA), entidade que cedeu as árvores.
A autarquia senense disponibiliza, por sua vez, alimentação e transporte de Vide para as áreas de reflorestação. O ponto de encontro está agendado para as 09h, junto à sede da junta de Freguesia de Vide.
Se precisa de desenvolvimento de e-commerce pode ver a Livetech