Celebrando o 30.º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Estarreja associa-se pelo segundo ano consecutivo à campanha nacional “Estendal dos Direitos”, que se assinala esta quarta-feira, 20 de novembro, em vários pontos do concelho.
Com o objetivo de proteger os Direitos das Crianças, os Agrupamentos de Escolas e as IPSS do Concelho foram desafiados pela CPCJ a trabalhar esta temática com os alunos e com as famílias, desafio que culmina na exposição pública dos estendais em todas as freguesias.
Esta campanha pretende envolver as organizações e os cidadãos, através da exposição de mensagens sobre os Direitos da Criança no espaço público, procurando assim, aumentar a consciência pública acerca destes Direitos, aumentar a consciência das crianças e jovens sobre os seus direitos e facilitar a integração plena das crianças e jovens no processo de desenvolvimento dos seus direitos.
Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990. O documento enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, representando um vínculo jurídico para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados.
Participam nesta campanha:
Escola Padre Donaciano Abreu Freire
Santa Casa da Misericórdia de Estarreja
Escola do Mato
Escola da Congosta
Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca
Centro Social e Paroquial de S. Miguel de Fermelã
Centro Paroquial de Assistência de Pardilhó
Agrupamento de Escolas de Pardilhó
Centro Escolar de Salreu
Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech