Teresa Salgueiro, a brasileira Maria Gadú ou o britânico Nitin Sawhney são alguns dos nomes que participam no festival Misty Fest, que se desdobra em 24 concertos em várias cidades do país, durante o mês de novembro.
Na sua 10ª edição, Coimbra, Lisboa e Porto são os principais palcos do festival, que leva espetáculos a outras cidades do país, numa programação que vai do jazz ao tango, passando pela folk ou o rock, entre nomes nacionais e estrangeiros.
O Misty Fest arranca este ano a 01 de novembro, no Convento São Francisco, em Coimbra, com a única atuação no festival de Melingo, o músico argentino capaz de incorporar o “lado maldito do rock de Nick Cave e da ‘chanson’ de Serge Gainsbourg”, enquanto reconstrói o tango “sem nunca o descaracterizar”, refere a organização.
Segue-se um concerto na Casa da Música, no Porto, a 04 de novembro, com o novo espetáculo de Teresa Salgueiro, intitulado “#alegria”, que procura refletir os últimos 12 anos do seu percurso musical desde a saída dos Madredeus, em 2007, que também o apresenta no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no dia seguinte.
O festival promove também concertos do britânico Nitin Sawhney no Porto, Lisboa e Coimbra, que vai revisitar “um dos maiores clássicos da modernidade britânica, “Beyond Skin”, álbum associado ao ‘downtempo’ que o artista lançou em 1999, salienta a organização.
Na 10.ª edição do festival, o músico Kyle Eastwood, filho do ator e realizador Clint Eastwood, atua em quatro palcos do Misty Fest (Coimbra, Espinho, Porto e Estoril), apresentando um repertório em torno de músicas de filmes, como o “Gran Torino”, que o seu pai dirigiu, ou o “Expresso da Meia Noite” e “Taxi Driver”.
A cantora e compositora brasileira Maria Gadú volta a Portugal a partir do Misty Fest, no âmbito da tour “Pelle”, em que se apresenta em palco apenas com “guitarra e violão”, com concertos em Lisboa, Coimbra e Porto.
No festival, participam também Maria de Medeiros e Legendary Tigerman, com atuações em Leiria, Ílhavo, Lisboa e Santarém, concerto que encerra o Misty Fest no dia 30 de novembro.
Pelo festival, passam ainda nomes como a cantora portuense Maria Mendes, os espanhóis Travis Birds ou o projeto que junta a fadista Lina e Raül Refree, compositor espanhol que assinou a produção do primeiro álbum da cantora catalã Rosalía.