Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Rotunda evoca obra de Ferreira de Castro em Oliveira de Azeméis

Rotunda evoca obra de Ferreira de Castro em Oliveira de Azeméis

Date:

A Câmara de Oliveira de Azeméis inaugurou uma obra de arte evocativa ao escritor Ferreira de Castro na rotunda junto ao agrupamento de escolas que tem o seu nome como patrono.

O monumento, um livro aberto representando a dimensão da obra e dos valores do escritor oliveirense, é da autoria da artista plástica Ana Sousa que contou com a colaboração de alguns colaboradores da autarquia oliveirense.
Para o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, o conjunto escultórico constitui uma homenagem à maior referência cultural do concelho e a uma das figuras mais importantes e traduzidas da literatura portuguesa do século XX.

“Esta obra dignifica o escritor e a escola secundária com o seu nome”, disse o autarca, defendendo que “temos de potenciar a marca Ferreira de Castro e todos os valores relevantes que ele abordou em toda a sua obra”.
Daí ser importante “termos um plano estratégico” de promoção da figura de Ferreira de Castro, acrescentou o presidente da Câmara.

A artista plástica explicou que a obra foi baseada na sua “análise pessoal” sobre o escritor da qual destacou a “sua constante busca pela liberdade e a sua paixão pela natureza através de escritos em folhas soltas de jornais que ‘voavam’ como se de pássaros bravios se tratassem”.

Nas páginas do livro a autora transcreveu o primeiro parágrafo de um artigo de Ferreira de Castro sobre os escritores e outros artistas publicado em 1925 no suplemento semanal do jornal “A Batalha”.

Natural do Porto e colaboradora da Câmara de Oliveira de Azeméis, Ana Sousa iniciou cedo o seu percurso artístico sobressaindo da sua arte os jogos de luz-sombra e as cores vibrantes.

Os temas da sua preferência são a figura humana, os animais e o mar que transforma em seres fantásticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...