Na Semana do Animal, a Câmara Municipal de Matosinhos apresenta uma plataforma informática única no país que facilita o processo de registo das colónias dos chamados “gatos de rua” e dos animais que integram cada uma delas.
A plataforma de gestão e monitorização do Programa CED (Capturar – Esterilizar – Devolver) permite, entre outras valências, o acesso à informação e a partilha de dados em tempo real, a atualização automática dos animais registados e o ponto de situação em que se encontra cada colónia.
Para acederem a este novo instrumento, as quatro associações de defesa animal com trabalho desenvolvido já nesta área – Associação Animais de Rua, Causas de Caudas, MIACIS – Proteção Integração Animal, e Midas, com as quais a autarquia estabeleceu um protocolo de cooperação, irão receber a formação necessária para que possam registar e monitorizar todo o trabalho que está a ser desenvolvido, em parceria com o CROAM – Centro de Recolha Oficial de Animais de Matosinhos.
O programa CED, recorde-se, incide no controlo de colónias de gatos e na redução da população felina existente, nomeadamente os espécimes que sejam portadores de doenças transmissíveis.
Os restantes são devolvidos à rua após esterilização, garantindo, deste modo, o equilíbrio ecológico das áreas de origem, nomeadamente o controlo de roedores.
Até setembro, foram intervencionadas 57 colónias de gatos e esterilizados 372 animais (162 machos e 210 fêmeas). 397 animais aguardam a intervenção no âmbito deste programa.
Os gatos capturados são esterilizados, registados e identificados eletronicamente, desparasitados e vacinados. As colónias intervencionadas são supervisionadas pelas médicas veterinárias municipais.
A implementação do programa CED foi apenas um dos projetos em destaque da Semana do Animal. A Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, destaca a importância desta iniciativa por representar uma oportunidade de visibilidade para o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta área.
Um dos projetos mais inovadores é o parque das matilhas, que está a ser construído junto às instalações da CROAM, em Custóias, e que deverá estar concluído em meados de outubro. Apresentado foi também o projeto do Centro de Recolha Animal da Sociedade Protetora dos Animais, com capacidade para mais de mil animais. A obra arrancará em 2020.
Se precisa de empresa de marketing digital pode ver a Livetech