Cultura, S. João da Madeira, Sociedade

Chapéus gigantes de S. João da Madeira concentrados na cidade

Oito chapéus de grandes dimensões estão em exposição na Rua da Liberdade, junto à Praça Luís Ribeiro, em S. João da Madeira, depois de terem circulado por diversos pontos da cidade, numa iniciativa desenvolvida no âmbito do Hat Weekend – Festival do Chapéu, que decorreu no final do passado mês de julho, atraindo milhares de visitantes.

Estes chapéus gigantes – em forma de cartola – são resultado do trabalho criativo de oito artistas da região: Sofia Neto, Bárbara Rocha, Francisco Pessegueiro, Filomena Almeida, José Miguel Cardoso, Andreia Couto, Paulo Neves e José Alberto Rodrigues.

Com o tema “S. João da Madeira. Cidade dos chapéus”, estes trabalhos foram realizados de acordo com a expressão plástica da preferência dos autores, como a escultura, criações em feltro e objetos 3D, impressões em têxteis, aplicações cerâmicas, pintura ou desenho.

Cada cartola explora símbolos e histórias únicas da memória chapeleira, seja da sua indústria ou das vivências sociais da sua classe, podendo ser vistas na Rua da Liberdade, junto à Praça Luís Ribeiro.

Estas oito obras de arte de rua surgiram no âmbito da edição 2019 do Hat Weekend – Festival do Chapéu, por iniciativa da Câmara Municipal de S. João da Madeira e do Museu da Chapelaria.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *