Palmela continua a fervilhar música em julho

Date:

No passado fim de semana, 13 e 14 de julho, o Largo de São João, em Palmela, foi ponto de encontro entre centenas pessoas que não faltaram aos últimos dias do Festival Internacional de Saxofones de Palmela (FISP). A paixão pelo saxofone está na génese desde Festival que, desde dia 8, marcou o ritmo na Vila com vários espetáculos gratuitos. Na próxima sexta-feira, 19, é a vez do Palmela Wine Jazz garantir as boas sonoridades no Castelo de Palmela.

Masterclasses, workshops, concertos e conferências foram as propostas do FISP, cuja programação deixou bem patente as vertentes artística e pedagógica que marcam a essência deste festival que, de dois em dois anos, apresenta o Saxofone como fonte de inspiração e criação e junta, em torno da música, artistas internacionais e jovens músicos do concelho e arredores.

Além da passagem de nomes como Kenneth Tse (EUA), Vincent David, Michel Supera e Nicholas Prost (França), Rob Buckland, Andy Scott, Julian Arguelles e o quarteto Apollo (Reino Unido), Isabella Fabbri e Archille Succi (Itália) e Henk Van Twillert (Holanda), destaque para a realização do grande espetáculo “Pássaros”, uma criação do Teatro O Bando que contou com a participação de dezenas de jovens saxofonistas do concelho.

No próximo fim-de-semana, 19 a 21 de julho, o jazz volta a ser anfitrião em Palmela, com a 6.ª edição do Palmela Wine Jazz. Fins de tarde descontraídos, acompanhados de música e vinhos de excelência, compõem a sugestão deste aguardado Festival que, no dia 20 de julho, conta com a atuação de Maria João, às 22h30, na Igreja Santa Maria.

Mas há muito mais para ouvir e degustar: Isabel Rato Quinteto, LooSense, Body & Soul, Sexteto Palmela Six Jazz, Ruben Garção Duo, Quarteto Desidério Lázaro e Quarteto Edgar Caramelo compõem o cartaz deste ano e juntam-se às quinze adegas locais que vão garantir a prova e venda de vinhos da Região.

Com um mês de julho “a fervilhar” música, Palmela faz jus à sua candidatura para integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, no campo criativo da música, e que está disponível para consulta em www.palmelaemusica.pt.

Recorde-se que o Festival Internacional de Saxofones de Palmela e o Palmela Wine Jazz são duas iniciativas que integram o plano de ação da candidatura Palmela é Música, que apresenta um calendário rico em sugestões culturais, fruto da colaboração e simbiose estabelecida entre a Câmara Municipal de Palmela, associações locais e personalidades do mundo da música que engrandecem Palmela, enquanto terra de músicos.

E no seu roteiro por esta terra de música e vinhos, reserve ainda um tempo para visitar um dos restaurantes locais. Isto porque, até 28 de julho, a Fruta de Palmela é fonte de inspiração das várias ementas que proporcionam “experiências com sabor” em mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...