As Marchas Populares saíram à rua no passado dia 2 de julho, depois do desfile ter sido adiado devido ao mau tempo que se fez sentir em Seia.
A 23 de junho, Seia celebra, todos os anos, o S. João com as tradicionais Marchas Populares, uma iniciativa promovida pela Câmara e organizada pela comunidade. Um evento mobilizador do concelho, repleto de criatividade, empenho e trabalho voluntário de pessoas unidas por laços comuns.
Este ano, devido ao mau tempo, a apresentação pública foi adiada, tendo saído à rua nas vésperas do feriado municipal. Inspirados na história, património, identidade de cada um dos locais que representam, o evento este ano contou a participação de seis marchas: Centro Escolar de Seia, Jardim-de-infância da Santa Casa da Misericórdia, São Romão, Travancinha, Loriga e “Os Viriatos” (Arrifana).
A Marcha do Centro Escolar de Seia abriu a edição de 2019 das Marchas Populares. Com o tema “Das Flores ao Mel!.., a marcha encantou a plateia com o mundo das abelhas, enaltecendo o papel destes seres tão pequeninos no planeta e dando um brilho especial ao anfiteatro municipal.
A Marcha do Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia entrou logo em seguida com o tema “Nunca Pares de Brincar e Serás Sempre Criança”. A importância do brincar na aprendizagem e crescimento das crianças foi abraçado por pequenos e “graúdos”, que desfilaram com toda a sua magia.
Finalizadas as apresentações dos pequenos marchantes, iniciaram-se os desfiles dos adultos. A primeira a subir ao palco foi a Marcha de São Romão, que este ano orgulhosamente relembrou a passagem da Força Aérea por São Romão, aludindo à “Esquadra 13”.
O ambiente festivo dos santos populares continuou com a Marcha de Loriga, que este ano brindou o público com um magnífico espetáculo inspirado nas “Vindimas”. Do trabalho árduo, à celebração, muitos foram os momentos representados, repletos de alegria que caracteriza este costume nesta vila serrana.
O quinto grupo a apresentar-se neste desfile foi a Marcha de Travancinha. Com cheiro a rosmaninho, a marcha este ano celebrou as tradições de São João nesta freguesia.
Sob o tema “O Lavrador” e a fechar as apresentações da noite, a Marcha “Os Viriatos” prestou homenagem aos resilientes e que se dedicam à “labuta” da terra, desde o nascer no campo ao pôr-do-sol.

