No seguimento do apoio deliberado pelo Executivo Municipal na reunião de Câmara de 25 de maio transato, realizou-se ontem a escritura pública de aquisição por parte da Santa Casa da Misericórdia de Vizela das instalações do Instituto Silva Monteiro.
No âmbito da Ação Social, cada vez mais a Autarquia tem assumido uma postura de congregação de esforços e de formação de uma consciência coletiva dos problemas sociais, indispensável à ativação dos meios e agentes de resposta e à otimização dos meios de ação a nível local.
Assim, e confrontada com uma nova crescente procura de respostas de apoio social aos indivíduos e famílias, a Câmara Municipal estabeleceu esta parceria, que se traduz numa mais-valia para o Concelho, em primeiro lugar para as várias freguesias do Concelho que não têm cobertura a nível social, nomeadamente Tagilde, S. Paio e Santo Adrião e, em segundo lugar, pelo facto da Santa Casa da Misericórdia de Vizela ser uma entidade competente com provas dadas e que tem demonstrado um serviço excecional meritório nesta área.
Este protocolo entre a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Vizela assegura a criação de resposta de apoio social na área da infância e do apoio aos idosos, através da aquisição do prédio urbano das antigas instalações do Instituto Silva Monteiro, criando condições para reconverter o espaço com novas valências de lar, centro de dia, creche e apoio domiciliário.
De realçar que o Instituto Silva Monteiro encerrou em 2015, e desde essa data que o prédio se encontrava a degradar-se, surgindo agora a possibilidade de colocar aquele espaço ao serviço da comunidade.
Este protocolo estabelece ainda a atribuição de apoio financeiro à Santa Casa da Misericórdia de Vizela para a aquisição do referido prédio urbano para o desenvolvimento da sua atividade, através da concessão de transferência de € 345.000,00.
Esta parceria vem no seguimento da nova dinâmica implementada por este Executivo Municipal na área da ação social e no reforço da sua ação no âmbito da intervenção social municipal, e que resultou na criação do programa Vizela + Social, um programa que assenta na reestruturação total da área social, assim como de criação de verdadeiras almofadas sociais no Concelho.