No tempo de Egas Moniz, a Quinta do Marinheiro era uma festa. Sempre que ele chegava a Avanca, a quinta ganhava vida e as atividades culturais e de lazer sucediam-se. É esse lado carismático da personalidade do neurocientista que inspira o evento “Há Festa na Quinta”.
Entre 12 e 14 de julho, em comemoração do 51.º aniversário da abertura da Casa-Museu Egas Moniz, celebra-se o legado que o único Prémio Nobel português da área das ciências fez questão de deixar à sua terra. Na Casa do Marinheiro, Egas Moniz viveu a sua infância e passava as suas férias.
Agora convida-se a população a visitar os jardins e espaços naturais outrora percorridos pelo médico investigador, abrindo-se os portões da Quinta do Marinheiro para um conjunto de atividades ao ar livre, numa programação pensada especialmente para famílias.
É o caso da sugestão para a primeira noite do programa “Há Festa na Quinta”. As crianças com mais de 5 anos e suas famílias podem passar “Uma Noite no Museu…”, num acampamento que inclui uma sessão de contos com a contadora de histórias Rita Sineiro.
Durante o fim de semana, entre atividades como insufláveis, pinturas faciais, exibição de aves de rapina, jogos tradicionais e passeios de moliceiro, pode mergulhar no romântico lago que o Rio Gonde alimenta, com canoagem e stand up paddle, aproximando a quinta ao tempo de Egas Moniz, que utilizava constantemente o lago para os seus passeios de barco em família, primeiro com os irmãos e mais tarde com os sobrinhos-netos.
A sessão de yoga para famílias, no sábado à tarde, é outra forma de usufruir dos belos jardins que circundam o museu de Avanca.
14 de julho é o dia de aniversário da Casa-Museu Egas Moniz, que abriu ao público em 1968 conforme desejo expresso do professor e da sua mulher, Dona Elvira. A dança, a música e a poesia envolvem os espaços e contam “pedaços” de uma história, vivida pelo Homem criador deste ambiente, nas visitas encenadas, às 14h30 e 16h30, nos dias 13 e 14.
As entradas são gratuitas e algumas atividades requerem inscrição.