O “Green Key” é um galardão internacional que promove o Turismo Sustentável, integrando Portugal através do reconhecimento de estabelecimentos de alojamento e restauração que implementem boas práticas ambientais e sociais, que valorizem a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovam a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Esta iniciativa é da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), sediada na Dinamarca, sendo coordenada em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e tem o apoio de diversas entidades nacionais públicas e privadas. O “Green Key” está presente em 57 países em cerca de 3000 estabelecimentos. Portugal obteve, em 2019, o reconhecimento “Green Key” para 181 estabelecimentos, mais 54 do que em 2018, o que se traduziu num acréscimo de 30%. Esta excelente performance colocou Portugal na 5.º posição, logo a seguir à Bélgica, sendo a Holanda a líder com 683 estabelecimentos galardoados.
Para além deste estabelecimento de restauração do concelho de Felgueiras, no norte de Portugal só existe um outro restaurante premiado com este galardão, o Restaurante “A Cozinha por António Loureiro”, estrela Michelin, do chef António Loureiro Guimarães.
Joel Costa, vereador das atividades empresariais e turismo, salientou “a importância desta distinção para um restaurante de Felgueiras pelo prestígio do galardão e pela relevância para a estratégia de desenvolvimento de Felgueiras. O município de Felgueiras acolheu a apresentação do Programa Green Key 2019, para o norte de Portugal, no concelho de Felgueiras, assim como teve, recentemente, a participação da coordenadora do projeto “Green Key” num seminário dedicado às Boas práticas para uma Restauração Sustentável, no âmbito da iniciativa Sabores IN, porque pretendemos estimular e apoiar a adesão de estabelecimentos de alojamento e da restauração com o objetivo estratégico de potenciar um desenvolvimento turístico pela via da sustentabilidade”.