Celorico de Basto, Sociedade

Marchas Populares animaram Celorico de Basto

As Marchas Populares do Celorico a Mexer decorreram este sábado, 8 de junho, na Praça Albino Alves Pereira, e proporcionaram um espetáculo de cor, alegria e boa disposição a toda a população que se juntou a este evento. Uma festa que primou pela confraternização entre os diferentes grupos participantes.

“Hoje assistimos a um espetáculo soberbo onde ficou bem evidente o trabalho dos idosos, dos animadores e de todos os que integram este programa. Um trabalho difícil, muito exigente mas muito gratificante para quem o integra e para quem assiste. É um orgulho enorme fazer parte desta comunidade, uma comunidade que se envolve nas atividades promovidas, demonstrando a grande força deste concelho, um concelho vivo, dinâmico, cheio de vida” ressalvou o Vice – Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto.

Durante aproximadamente 2 horas, 11 marchas, com todos os grupos que integram o programa Celorico a Mexer, marcharam na praça com músicas típicas das marchas populares e letras originais desenvolvidas pelos idosos nos locais de animação e que retrataram algumas evidências típicas das freguesias, como a desfolhada e os santos padroeiros, deram destaque às camélias, património natural deste concelho, e às características próprias das marchas como o majerico e as sardinhas. As coreografias também originais, foram ensaiadas nos locais de animação ao pormenor, e como era espectável, “correu tudo na perfeição”.

Helena Martinho, coordenadora dos Serviços Sociais e de Saúde o Município, agradeceu o empenho de todos numa atividade particularmente feliz para os idosos. “Estamos muito satisfeitos com o resultado apresentado hoje, estão todos maravilhosamente bonitos e felizes, que é o mais importante. Este é o retrato de um programa acolhedor, que existe para dar vida, para criar laços, para valorizar”.

Também Maria Inácia, idosa que integra o programa e a marcha de Borba da Montanha, mostrou a alegria de fazer parte desta iniciativa. “Aprendemos rapidamente a marcha e a fomos nós que criamos a letra da música. Vamos representar uma desfolhada que é típica da nossa aldeia e da nossa agricultura. E estamos muito bonitos e prontos para o espetáculo” frisou.

Durante estas Marchas populares, os técnicos deste programa usaram, na lapela, um laço roxo, alusivo ao dia 15 de Junho, Dia Internacional da Sensibilização sobre violência contra as pessoas idosas, e como forma de sensibilizar e prevenir para o combate à violência praticado contra as pessoas idosas, um compromisso que a todos se impõe.

Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *