Cabeceiras de Basto, Destaque, Sociedade

IV Seminário Internacional ‘Ora et Labora’ em Cabeceiras de Basto

O programa cultural Mosteiro de Emoções oferece, em junho, nos dias 6 e 7, na Casa do Tempo, a IV Edição do Seminário Internacional ‘Ora et Labora’ sob a temática ‘Refojos de Basto: natureza e meio natural na vida, linguagens e imaginário da vida monástica’. Uma iniciativa que pretende colocar em evidência a importância de vastos, ricos e complexos campos de significado nos domínios religioso, socioeconómico, patrimonial e cultural, decorrentes da realidade histórica (passado, presente e futuro) do mosteiro beneditino de Refojos de Basto, às escalas local, regional, nacional e internacional.

Numa organização do Município de Cabeceiras de Basto, em estreita colaboração com o CITCEM, Centro de Investigação Transdisciplinar ‘Cultura, Espaço e Memória’/Faculdade de Letras da Universidade do Porto, este encontro reúne inúmeros historiadores e investigadores nacionais e internacionais especialistas em investigação de estudos beneditinos do Norte de Portugal.

Em decorrência da sempre imperativa unidade da pessoa humana – materialidades e espacialidades se conjugam com espiritualidades. Desta feita, pelo viés da reflexão crítica e científica, o encontro focar-se-á na natureza e meio natural na vida, linguagens e imaginário da vida monástica, expressando-se nomeadamente em formas e tipologias de escrita, de arte, de oração e de trabalho.

O Mosteiro de S. Miguel de Refojos está a ser cada vez mais devolvido ao seu natural e genuíno esplendor artístico, com plena reintegração para os seus mais altos fins ao serviço da promoção sociocultural e espiritual das populações. Tal como ao extático monge bento da tradição lendária (Beneditina Lusitana, tomo I, trat. II, cap. xxvi), regressado ao seu mosteiro depois de décadas de “alheamento”, tudo parece estar no seu lugar, embora a realidade dos protagonistas aí a viver seja outra, porque não ficou parada no tempo…

O ensimesmamento decadentista e elegíaco, o geral e irremediável sentimento de perda que, anos atrás, se respirava neste grande monumento, deram lugar a um otimismo prático e a um dinamismo regenerador que corresponde já, em grande medida, ao decurso de tempo dos Seminários Internacionais de Cabeceiras de Basto, que a Câmara Municipal tem organizado desde 2014.

A participação é gratuita, aberta a todos os interessados, mas sujeita a inscrição. Mais informações em www.cabeceirasdebasto.pt

Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *