Cultura, Mértola, Sociedade

Festival Islâmico está de regresso a Mértola

De 16 a 19 de maio o Festival Islâmico está de regresso a Mértola. A montagem do Souk (mercado de rua) nas ruas do Centro Histórico já começou. Em breve, os panos coloridos e caniços darão abrigo a produtos e gente, fazendo de todo este espaço o verdadeiro coração do Festival.

As montagens cénicas que antecedem os dias do evento são sempre momentos especiais para os residentes de Mértola, que deste modo podem ver o Festival Islâmico ganhar vida e envolver-se em todo o processo. Não menos espantados ficam os turistas com a azáfama nas ruas estreitas da vila velha.

O primeiro impacto quando o visitante chegar ao Festival Islâmico é com arte e com arquitetura. Como elementos decorativos estão a fonte e a água, elementos muito ligados à cultura muçulmana, e o mural, um elemento de Mértola.

Para a fonte, os artistas inspiraram-se em Chefchaouen, Marrocos, e na Alhambra de Granada, em Espanha. O mural é inteiramente dedicado ao nosso património, é uma planificação de uma das talhas que está em exposição no Museu de Mértola.

Para além destes, teremos nesta zona mais dois apontamentos decorativos que são os pórticos, um principal e outro mais recuado no local da antiga Porta de Beja, que assinalava a entrada na zona amuralhada.

A decoração dos espaços do Festival é um trabalho a muitas mãos, toda elas de funcionários da Câmara Municipal de Mértola.

Para a décima edição do maior certame do concelho, a Câmara Municipal preparou um imenso programa cultural, que pretende mais uma vez reforçar os laços da herança islâmica e a identidade cultural que liga todos os países do Mediterrâneo. Concertos, exposições, música, oficinas, conferências são algumas das propostas de um extenso programa.

Precisa de sapatos ortopédicos verifique na Lola

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *