O projeto “Ópera na escola” apresenta, no próximo dia 11 de maio, pelas 21:00 horas, no Teatro Bernardim Ribeiro, o “Barbeiro de Sevilha”.
E se uma escola do Alentejo decidisse concretizar o mais improvável dos projetos? Realizar uma récita da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, com a participação de uma orquestra, cantores profissionais e demais técnicos em interação com alunos e professores.
A Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz aceitou este desafio e vai realizar a ópera “O Barbeiro de Sevilha” de Rossini, cujas récitas decorrerão a 10, para a escola, e 11 de maio, para o público em geral.
Apostar na construção de uma vivência estética inovadora, através da cooperação entre profissionais (músicos, cantores, técnicos) e intervenientes da comunidade escolar, introduzindo desta forma uma perspetiva cultural consistente e relevante, capaz de promover o sucesso escolar e de solidificar e ampliar os saberes escolarizados, são apenas alguns dos objetivos que deram força e forma a este projeto multidisciplinar, iniciado em 2016 e com diversas atividades de mobilização e preparação já realizadas.
Com financiamento do Programa Operacional Portugal 2020, a sua concretização implicou parcerias entre a Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz e diversas entidades, como a Câmara Municipal de Estremoz, entre outras.
Esta ópera-bufa em dois atos, em que uma sucessão rocambolesca de peripécias e disfarces congregará o esforço e a vontade de um vasto grupo de pessoas – profissionais e amadores – na concretização de um mesmo objetivo – contrariar a lógica de um mero consumo imediatista, descontextualizado e inconsequente – tem a direção artística do Maestro José Ferreira Lobo.
No elenco estarão cantores profissionais como Sara Braga Simões, Gisela Sachse, Pedro Telles, Pedro Rodrigues, Pablo Atahualpa, Rui Silva, Luís Rendas Pereira, com a participação da Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade. A ópera tem ainda o contributo de Henrique Silveira (narração e textos).
A encenação é de Paulo Lapa. A cenografia, o design de luz e o design de guarda-roupa estão a cargo de Miguel Massip, Mariana Figueroa, e Berta Cardoso, respetivamente.
Esta iniciativa é uma produção da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz e da Câmara Municipal de Estremoz.