
Em 1719 a sede do Concelho de Celorico de Basto foi transferida da Villa de Basto para a Villa Nova de Freixieiro, onde se mantém desde então. As comemorações deste marco da história local serão efetivadas dia 26 e 27 de abril.
“Vamos lembrar um momento da nossa história, a transferência da Villa de Basto para a villa Nova de Freixieiro. Nestas comemorações vamos dar enfoque ao Castelo de Arnoia, monumento militar, situado sobre a antiga povoação da “Villa de Basto”, que foi durante longo período sede de concelho, e a toda à história em volta da transferência para a Villa Nova de Freixieiro, onde se mantém desde então, uma história rica, única e que merece ser lembrada e celebrada” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca pretende, com estas celebrações, imortalizar um período marcante na evolução de Celorico de Basto. “Estas celebrações pretendem exaltar a nossa história da forma mais fiel possível, imortalizando momentos, datas, monumentos arquitetónicos e culturas, afinal, a valorização da nossa história passa por torná-la conhecida e reconhecida por todos” disse.
As celebrações deste marco histórico iniciam na sexta, 26 de abril, com a conferência “1719 a 2019, da Villa de Basto à Villa Nova de Freixieiro”. Uma conferência que está marcada para as 21h00, no Centro Cultural Professor D. Marcelo Rebelo de Sousa, e que conta com a presença de ilustres convidados que irão dar a conhecer um pouco da “grandiosa” história deste concelho.
No dia 27, sábado, pelas 15h00, será desenvolvida uma sessão solene, junto ao passeio público e na praça Albino Alves Pereira com o descerramento da placa evocativa e a inauguração da estrutura interpretativa 1719 a 2019. Uma estrutura de dimensões consideráveis que ficará patente na praça Albino Alves Pereira até às comemorações do Foral agendadas para dia 29 de março de 2020.