Celorico de Basto, Sociedade

Celorico de Basto celebra 300 anos da sede do Concelho

Em 1719 a sede do Concelho de Celorico de Basto foi transferida da Villa de Basto para a Villa Nova de Freixieiro, onde se mantém desde então. As comemorações deste marco da história local serão efetivadas dia 26 e 27 de abril.

“Vamos lembrar um momento da nossa história, a transferência da Villa de Basto para a villa Nova de Freixieiro. Nestas comemorações vamos dar enfoque ao Castelo de Arnoia, monumento militar, situado sobre a antiga povoação da “Villa de Basto”, que foi durante longo período sede de concelho, e a toda à história em volta da transferência para a Villa Nova de Freixieiro, onde se mantém desde então, uma história rica, única e que merece ser lembrada e celebrada” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca pretende, com estas celebrações, imortalizar um período marcante na evolução de Celorico de Basto. “Estas celebrações pretendem exaltar a nossa história da forma mais fiel possível, imortalizando momentos, datas, monumentos arquitetónicos e culturas, afinal, a valorização da nossa história passa por torná-la conhecida e reconhecida por todos” disse.

As celebrações deste marco histórico iniciam na sexta, 26 de abril, com a conferência “1719 a 2019, da Villa de Basto à Villa Nova de Freixieiro”. Uma conferência que está marcada para as 21h00, no Centro Cultural Professor D. Marcelo Rebelo de Sousa, e que conta com a presença de ilustres convidados que irão dar a conhecer um pouco da “grandiosa” história deste concelho.

No dia 27, sábado, pelas 15h00, será desenvolvida uma sessão solene, junto ao passeio público e na praça Albino Alves Pereira com o descerramento da placa evocativa e a inauguração da estrutura interpretativa 1719 a 2019. Uma estrutura de dimensões consideráveis que ficará patente na praça Albino Alves Pereira até às comemorações do Foral agendadas para dia 29 de março de 2020.

Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *