A Praça Luís Ribeiro, em S. João da Madeira, recebe mais uma edição do Mercadinho Sustentável. Este evento marcado para domingo, 31 de março, ao longo do dia, encerrando a Semana da Terra promovida pela Câmara Municipal e que conta, mas uma vez, com o envolvimento de numerosas associações, escolas e outras instituições da cidade.
No Mercadinho Sustentável, os visitantes vão poder encontrar, entre as 10h00 e as 17h00, quatro dezenas de postos de venda de produtos de artesanato e da terra, além de um programa com muita animação musical e ateliês. Aí vai ser possível encontrar, por exemplo, fruta, hortícolas, sementes, plantas, flores, chás, licores, compotas, ervas medicinais, biscoitos, bolos, bolachas, charcutaria…
O Mercadinho Sustentável de S. João da Madeira conta com a participação de produtores da Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) e com a colaboração da Cooperativa Agrícola da Feira, S. João da Madeira, Gaia e Espinho, entre outros.
Defender o planeta
Entretanto, já nesta quinta-feira, 28 de março, é exibido o filme “Antes do Dilúvio”, nos Paços da Cultura. Com entrada gratuita, esta sessão tem início às 21h30, constituindo uma excelente oportunidade para ver este documentário produzido e apresentado pelo bem conhecido ator Leonardo DiCaprio, que aborda o tema bem atual das alterações climáticas.
Marcada pela realização de diversas atividades comunitárias em benefício da cidade, a Semana da Terra iniciou-se no último domingo, incluindo operações de limpeza e de requalificação, exposições, campanhas de sensibilização, palestras, caminhadas, teatro, recolha de alimentos e outros bens e ações de apoio à terceira idade.
Crianças sensibilizam os adultos
Na abertura oficial desta edição da Semana da Terra, os alunos do Colégio de Santa Filomena deram voz a importantes mensagens ambientais, com as canções que entoaram. A sessão decorreu na segunda-feira de manhã, no largo em frente ao edifício da Câmara Municipal, onde se procedeu ao hastear das bandeiras da cidade e da Agenda 21 Local, assim como a uma largada simbólica de pombos do Centro Columbófilo de S. João da Madeira.
No final, o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, pediu às crianças para serem “polícias e bombeiros do ambiente”, sensibilizando os adultos para questões essenciais no mundo de hoje como a necessidade de separar os resíduos e de se reduzir a sua produção, especialmente no que se refere aos plásticos.
Se precisa de Agência de E-commerce pode ver a Livetech