Cultura, Póvoa de Varzim

Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino dá mote a exposição na Póvoa de Varzim

De 23 de março a 27 de abril estará patente, na Biblioteca Diana Bar, uma Exposição de trabalhos premiados no âmbito do III Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino 2018.

O Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino tem como objetivo promover a arte fotográfica, Amarante e uma personalidade que se tenha destacado na sua área de atividade ou que contribua de alguma forma para o bem desta cidade. Na 3.ª edição, realizada no ano de 2018, o ilustre amarantino escolhido foi o pintor Amadeo de Souza-Cardoso um dos nomes maiores da pintura do século XX e que serviu de inspiração a todos os amantes da fotografia que participaram no concurso.  De referir que na 1ª edição deste concurso, em 2016, o ilustre Amarantino foi o poema Teixeira de Pascoaes e em 2017 o Ilustre Amarantino escolhido foi o fotografo Eduardo Teixeira Pinto.

O concurso nasceu da vontade partilhada por três instituições em contribuírem para a promoção e divulgação da fotografia como um dos principais meios de expressão artística, constituindo também mais uma forma de projetar o nome de “Amarante” e das suas figuras mais ilustres nas diversas áreas artísticas.

Os trabalhos foram avaliados por um Júri, composto por António Pinto (Presidente do júri), Francisco Piqueiro, José Manuel Ribeiro e Verónica Teixeira Pinto, que atribui 3 prémios e 3 menções honrosas que constituem as 18 fotografias selecionadas para esta exposição cujos os premiados foram os seguintes:

1º Prémio: António José dos Santos Cunha – Chaves

2º Prémio: Alexandre Ferreira Marinho – Amarante

3º Prémio: Abílio Jorge de Sousa Mendes – Amarante

Menção Honrosa: António Alves Tedim – Moreira da Maia

Menção Honrosa: Carlos Elísio Teixeira Vasconcelos Silva – Braga

Menção Honrosa: Maria João Gonçalves – Amarante

Tema: O pintor Amadeo de Souza-Cardoso é o ilustre amarantino escolhido para servir de inspiração a todos os participantes, neste concurso de fotografia, no ano de 2018.

Tendo sempre como referência o Amadeo de Souza-Cardoso neste concurso, foram definidos três cenários diferentes: 1º Cenário: Casa de Manhufe; 2º Cenário: Alameda Teixeira de Pascoaes e 3º Cenário: Criativo (este terceiro cenário apela à criatividade de cada artista).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *