
Terminou, no passado domingo, a 5.ª edição do evento “Camélias em Vila do Conde”, durante o qual ficou bem patente a beleza inigualável das camélias e a importância crescente do Concelho na sua divulgação.
Dois dos momentos mais altos do certame foram interpretados pela designer floral Cristina Campos, com uma extraordinária composição em camélias suspensas, designada “Amplitude”, e pelo artista plástico Jorge Curval, que apresentou uma instalação artística, de nome “Forever”, em que os atributos das camélias foram combinados e vertidos numa obra de grande dimensão artística.
Como vem sendo habitual, o evento incluiu uma exposição de camélias a concurso, cujo brilhante vencedor, na presente edição, foi a Casa de Santa Maria, Lamelas, Santo Tirso, que recebeu o prémio Paulino Curval, enquanto a Quinta do Alferes recebeu o prémio para a melhor composição floral, devendo aqui ser ainda realçada a beleza e qualidade de todos os arranjos concorrentes.
No último dia, houve “Camélias para todos”, numa programação que contou com um mercado de camélias, degustação de chá pela Nina Gruntkowski, workshops, teatro e um espetáculo de fado.
Pelo Centro de Memória, onde se realizou o certame, passaram centenas de pessoas, que tiveram a oportunidade de ver e admirar as camélias expostas e também participar nas inúmeras atividades e animações que foram preparadas para os visitantes.
A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pela Vice-Presidente, Dr.ª Lurdes Alves, marcou presença em diferentes momentos do evento, tendo deixado bem expressa a sua satisfação pela qualidade e dimensão da iniciativa, bem como a sua grande emoção com as diferentes propostas apresentadas, sublinhando a grandiosidade e esplendor dos múltiplos trabalhos florais, e terminando com uma palavra de reconhecimento aos diferentes produtores que participaram na exposição de camélias.
Na sua intervenção, a Dr.ª Elisa Ferraz não deixou também de realçar e agradecer toda a colaboração prestada pela designer floral Cristina Campos e pelo artista plástico Jorge Curval, tendo ainda felicitado os colaboradores da Câmara Municipal que tiveram um papel importante no brilhantismo alcançado nesta edição do “Camélias em Vila do Conde”.