A Vila de Pinhal Novo hasteou, na sexta-feira, dia 22, a Bandeira “Cidades e Vilas de Excelência – Nível III”, atribuída pela Rede de Cidades e Vilas de Excelência. A cerimónia de atribuição da Bandeira decorreu na Praça da Independência, junto à Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, e encerrou o programa da Semana da Freguesia de Pinhal Novo. O Coordenador da Rede, Pedro Ribeiro da Silva, aproveitou a ocasião para convidar o Município de Palmela a apresentar, no próximo Congresso Nacional da Rede, a 23 de maio, o seu percurso já materializado de intervenção no espaço público, em prol da mobilidade, intermodalidade e regeneração urbana.
Aquando da adesão à Rede, o Município apresentou um Plano de Ação Local para a Vila de Pinhal Novo, que incide nos eixos “Cidade ou Vila Ciclável e de Mobilidade Amigável” e “Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana”. A atribuição dos vários níveis da Bandeira reconhece o grau de evolução da implementação deste Plano.
A Bandeira de Nível III, agora recebida, reconhece a execução do projeto de ligação do largo adjacente à Rua Infante D. Henrique (antigo Largo da Mitra) à zona central de Pinhal Novo; a obra da 2.ª fase da Ecopista de Pinhal Novo (com conclusão prevista para o final de março) e o estudo de transporte flexível, que pretende encontrar soluções também para a zona rural da Freguesia de Pinhal Novo, que potenciem o uso do transporte público.
Em 2017, a Vila de Pinhal Novo recebeu a Bandeira de Nível II, que destacou a obra Ligação Intermodal – Pinhal Novo Sul, o estudo para a Ligação do antigo Largo da Mitra à zona central de Pinhal Novo e a Ecopista de Pinhal Novo – 1.ª fase.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech