Cultura, Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso volta a receber o Concurso Nacional de Teatro

De 26 de janeiro a 2 de março, o Theatro Club da Póvoa de Lanhoso acolhe a XV edição do Concurso Nacional de Teatro (CONTE).

“A Póvoa de Lanhoso sempre teve uma tradição no teatro amador, valorizando muito esta componente cultural. É por isso que este concurso faz todo o sentido e é também esse um dos motivos que leva a Câmara Municipal da investir nesta iniciativa. Esta é uma terra de cultura, que valoriza as suas tradições e o seu património. O desenvolvimento do concelho e dos Povoenses também se faz com boa cultura, apostando a autarquia numa programação cultural de qualidade”, considerou o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, durante a apresentação deste certame.

O CONTE é organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Federação Portuguesa de Teatro (FPTA) com apoio da Fundação INATEL. “Esta iniciativa tem crescido muito pelo sucesso das parcerias que temos feito”, reconheceu o autarca Povoense, agradecendo àquelas entidades o contributo para fazer deste concurso “um momento alto do teatro no país”.

O Presidente da Direção, José Teles, representou a Federação Portuguesa de Teatro e agradeceu ao Município da Póvoa de Lanhoso que, desde 1993, “tem sido um parceiro incondicional” nesta organização. “Este tipo de parcerias é importantíssimo. A forma como a sociedade se vai estruturando, e neste caso, no nosso pequenino país, pequenino na dimensão, mas grande em muitas outras coisas, só é possível termos melhores e mais coisas se conseguimos juntar vontades e forças e, a partir daí, as coisas nascem, crescem e mantêm-se, no tempo, como é o caso deste evento”, salientou.

A diretora artística do Theatro Club (espaço que volta a acolher todos os espetáculos), Maíra Ribeiro, apresentou o programa, na manhã de hoje, 17 de janeiro de 2019, no Centro Interpretativo Maria da Fonte. Oportunidade que serviu ainda para a assinatura do protocolo de parceria para a XV edição.

Terra que aposta na cultura e com tradição no teatro, a Póvoa de Lanhoso acolhe a XV edição deste certame de dimensão nacional. O CONTE é já uma referência e as expectativas para mais esta edição continuam elevadas. “Espero que sejam semanas de grandes espetáculos e que os Povoenses e os amantes do Teatro da região aproveitem esta oportunidade”, desafiou o Presidente da Câmara Povoense, Avelino Silva.

CONTE prestigia teatro

Nove companhias de todo o país subirão a palco com outras tantas produções. O certame conta com 12 prémios, sendo de destacar o Prémio Ruy de Carvalho, para a melhor produção. O ator é o patrono do CONTE e já esteve presente em diversas edições do Concurso. A companhia que ganhar este prémio, fruto do apoio do INATEL, receberá um apoio pecuniário de 1500 euros e compromete-se a realizar três espetáculos em digressão pelo país (um na zona norte, um na zona sul e um na zona metropolitana de Lisboa). Em contrapartida, a companhia vencedora deverá, no ano seguinte, criar uma pequena performance para a Gala de Encerramento do CONTE em 2020.

Este ano, a Cenografia recebe o prémio João Barros, vencedor em 2018 do Prémio Prestígio Personalidade, entretanto falecido. Para além disto, cabe em 2019 à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso designar a figura do teatro a distinguir com o Prémio Prestígio Personalidade.

Os espetáculos são sempre no Theatro Club, pelas 21h45. O CONTE termina no dia 2 de março, com a gala de encerramento e entrega de prémios.

Se precisa de uma agência de marketing digital? Pode verificar a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *