Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Ideias de negócios e empresas de Felgueiras distinguidas

Ideias de negócios e empresas de Felgueiras distinguidas

Date:

A ideia de negócio “Resipel” desenvolvida em Felgueiras, em setembro deste ano, no âmbito da B.Box Business in a Box – Tâmega e Sousa e as empresas de Felgueiras “Carité Calçados, Lda.” e a Hearts, Lda, esta dedicada à inovação na produção artesanal de bordados e que integra o Roteiro de Turismo Empresarial de Felgueiras, foram distinguidas no âmbito da 3.ª edição do “Concurso TâmegaSousa Empreendedor – Onde as ideias se concretizam!”. A distinção aconteceu durante o Fórum para a Competitividade do Tâmega e Sousa – Território e Dinâmica Empreendedora, no dia 30 de novembro, no Auditório Municipal de Cinfães, onde marcaram presença cerca de duas centenas de participantes.

A ideia com futuro Resipel, a Carité Calçados, Lda. e a Teatromóvel foram as vencedoras do concurso: na Categoria 1 – Ideias com futuro, na Categoria 2 – Empresas com futuro e na Categoria 3 – Inovação social com futuro, respetivamente. A Destilaria Nova e a Naru conquistaram a segunda e terceira classificação, respetivamente, na Categoria 1 – Ideias com futuro; as empresas Hearts, Lda. e Metalúrgica do Fojo, Lda., a segunda e terceira classificação, respetivamente, na Categoria 2 – Empresa com futuro; e os projetos Escola de Futsal Os Afonsinhos e Revolução das Minhocas, a segunda e terceira classificação, respetivamente, na Categoria 3 – Inovação social com futuro.

De salientar, pelo interesse para a estratégia de economia circular do Município de Felgueiras, que a ideia “Resipel”, primeira classificada na categoria ideias com futuro, visa reutilizar os resíduos da indústria do calçado em Felgueiras. Nesta orientação procura a criação de um sistema logístico que conecte as empresas do calçado às transformadoras, potencializando a reinserção dos resíduos no mercado como uma nova matéria-prima.

FÓRUM PARA A COMPETITIVIDADE DO TÂMEGA E SOUSA – TERRITÓRIO E DINÂMICA EMPREENDEDORA

Os desafios económicos da região, tendo como foco os seus setores estratégicos, como a fileira da moda (calçado, têxtil e vestuário), o mobiliário, a metalomecânica, a construção, o turismo e a fileira do vinho (viticultura e indústria do vinho), foram os temas em debate durante o evento.

Telmo Pinto, Primeiro-Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, José Martino, CEO da Ruris, José Marques da Silva, CEO da Finance XXI Consulting, João Costa, Vice-Presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e Fábio Duarte, Presidente da Comissão de Criação da Industry Business School da ESTG P.Porto foram os especialistas responsáveis pelo debate em torno da competitividade territorial e dos desafios económicos. Uma reflexão ilustrada com casos de sucesso, reveladores da cultura e das dinâmicas empreendedoras do Tâmega e Sousa, de que são exemplo a IRMATIM – Construções Metálicas, representada pelo seu Diretor Comercial, Carlos Sousa, a Savana Calçados S.A., pelo CEO Jorge Fernandes, a Casa de Santiago, pela CEO Isabel Teixeira, a Artnovion, pela Business Developer Patrícia Silva Castro e a Gallo Designers – Branding Studio, pelo seu Administrador, Carlos Gallo.

O Concurso “TâmegaSousa Empreendedor – Onde as ideias se concretizam!” foi promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela empresa municipal Qualidade de Basto – Empresa para o Desenvolvimento do Tecido Económico Local, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A iniciativa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

CLASSIFICAÇÕES

Categoria 1 – Ideias com futuro

1.º classificado – Resipel

2.º classificado – Destilaria N

3.º classificado – Naru

Categoria 2 – Empresas com futuro

1.º classificado – Carité Calçados, Lda.

2.º classificado – Hearts, Lda.

3.º classificado – Metalúrgica do Fojo, Lda.

Categoria 3 – Inovação social com futuro

1.º classificado – Teatromóvel

2.º classificado – Escola de Futsal Os Afonsinhos

3.º classificado – Revolução das Minhocas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...