Decorre esta semana, no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais, o XV Congresso Internacional das Cidades Educadores sob o tema “Cidade Pertença das Pessoas”. A organização anunciou a presença de 700 representantes de 118 cidades de diversos países, entre as quais São João da Madeira.
S. João da Madeira foi uma das cidades selecionadas para participar neste congresso internacional através da apresentação do “Programa de Apoio Psicopedagógico e Familiar” que a Divisão de Educação da Câmara Municipal tem em curso nas escolas do concelho. Recorde-se que este programa integra o projeto “Intervir, Convergir e Construir” financiado ao abrigo do Plano Integrado e Inovador de Promoção do Sucesso Escolar do Portugal 2020.
A apresentação de S. João da Madeira, neste congresso, será da responsabilidade da Vereadora da Educação, Irene Guimarães, que partilhará a mesa nesta quinta-feira, dia 15, com representantes dos municípios de Gondomar, Pombal, Valongo e Loulé (Portugal), Sant Boi de Llobregat e Vitoria-Gasteiz (Espanha), Rennés (França) e Bruxelas (Bélgica).
Considerando que Cascais é também em 2018 a Capital Europeia da Juventude, decorre paralelamente o Congresso de Jovens, para o qual foram igualmente selecionadas para participar duas jovens sanjoanenses, Verónica Belchior e Inês Silva. O Congresso de Jovens conta com a participação de 75 jovens, sendo que 37 são de nacionalidade portuguesa e 38 jovens de nacionalidade estrangeira, com idades compreendidas entre os 18 e 24 anos, num evento que visa estimular a população jovem para uma participação mais ativa, consciente e cívica no futuro das Cidades.
A Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), à qual pertence o Município de S. João da Madeira, conta com 488 cidades associadas, em 37 países e foi criada com o propósito de estreitar relações entre os governos locais para a promoção do valor educativo no espaço urbano, fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das cidades em espaços propícios para o desenvolvimento humano, em conformidade com os “Princípios da Carta das Cidades Educadoras”.
Se precisa de uma empresa para criação de sites profissionais pode contactar a empresa Livetech