No passado dia 8 de outubro, os docentes do 1.º ciclo e do ensino pré-escolar público de Vendas Novas foram convidados para o 1º Encontro do “Mais Sucesso Escolar”. O objetivo foi dar a conhecer as ações deste projeto, nomeadamente a intervenção de uma Equipa Multidisciplinar e a utilização de uma Plataforma de Aprendizagem, Colaboração e Partilha, com recurso aos novos equipamentos tecnológicos que estarão nas salas de aula (tablets e quadros interativos). Pretende-se assim motivar e melhorar as aprendizagens dos alunos e aumentar o envolvimento de toda a comunidade educativa no percurso escolar.
A sessão, que decorreu no Fórum Cultural “A Praça”, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Luís Dias e da Vereadora da Educação, Ana Barros, da Direção do Agrupamento de Escolas e de José Fateixa, da equipa do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.
O programa é dividido em quatro ações e tem a duração de 36 meses, num investimento de cerca de 351 mil euros (comparticipado a 85% pelo Fundo Social Europeu).
Conta com a intervenção de uma Equipa Multidisciplinar, composta por uma Psicóloga, Técnica de Serviço Social, Terapeuta da Fala, Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta; de monitorização do trabalho desenvolvido por parte de um Observatório Municipal de Educação interdistrital; da disponibilização de 385 tablets em contexto de sala de aula e do acesso a uma plataforma de aprendizagem on-line com diversos conteúdos didáticos.
No distrito de Évora somos pioneiros na implementação de um programa deste género, facto para o qual contribuiu a experiência adquirida pelo programa-piloto “Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI”, já que, Vendas Novas, foi um dos três Concelhos escolhidos a nível nacional para acolher, durante quatro anos, este programa que utilizava meios tecnológicos para obter promover a qualidade das aprendizagens e dos resultados escolares.
Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech