Évora, Saúde

Évora assinala Dia Mundial da Saúde Mental

A Câmara Municipal de Évora, juntamente com uma série de parceiros locais e regionais, irá dinamizar uma série de iniciativas ao longo do mês de Outubro que visam assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental que é celebrado a 10 de Outubro.

De acordo com os últimos dados disponíveis, em Portugal mais de 500 mil pessoas sofrem de depressão, sendo que em todo o mundo, 260 milhões de pessoas vivem com algum tipo de distúrbio mental, principalmente depressão e ansiedade. As duas patologias custam uma média de 1 bilião de euros à economia global em perdas no trabalho.

O objetivo do Dia Mundial da Saúde Mental é aumentar a conscientização para o tema e mobilizar esforços de apoio a melhorias para esta área da saúde. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia.

A este propósito, de salientar que o concelho de Évora possui a Unidade de Rede de Saúde Mental (URSM), constituída em 2014, e que assume como principais objetivos de atuação a promoção da saúde mental no concelho e a mitigação do estigma em torno do doente mental. A URSM é constituída pelos seguintes parceiros: Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do HESE; Câmara Municipal de Évora; Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental; Associação Paralisia Cerebral de Évora; Associação Sócio-Cultural e Terapêutica de Évora; Cercidiana; Associação de Reabilitação, Apoio e Solidariedade Social; Metalentejo; Fundação S. João de Deus; Aliança Solidária Terapêutica de Évora; Núcleo de Psicologia do Alentejo.

Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health). Este será o programa que irá assinalar, no concelho de Évora, o Dia Mundial da Saúde Mental:

Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *