Em outubro de 2018, o Projeto “Bem Envelhecer” celebra 10 anos de existência e pretende-se celebrar a sua continuidade e consequentemente o seu sucesso, através de uma exposição fotográfica intitulada “10 Anos de Bem Envelhecer”, com o objetivo de contar a história de um projeto tão peculiar através de fotografias.
Neste âmbito, o Município de Terras de Bouro informa que será inaugurada uma exposição alusiva à efeméride, agendada para o próximo dia 03 de outubro (quarta-feira) no Centro Comercial Nova Arcada às 14:30h e que estará patente ao público de 1 a 15 de outubro.
O projeto Bem Envelhecer foi iniciado pela EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Braga em 2008 e envolve um conjunto alargado de entidades parceiras, em particular IPSS, encontrando-se na sua quarta edição (2017-2019).
De caráter interconcelhio, visa a promoção da qualidade de vida das pessoas idosas, através do incentivo a práticas de envelhecimento ativo e, por isso, inscreve-se num quadro de prevenção das perdas físicas, sociais e cognitivas associadas ao processo de envelhecimento.
O projeto surgiu com a intenção de reforçar as respostas dirigidas aos seniores com baixos recursos, sobretudo os que vivem mais isolados, indo assim ao encontro de uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde para o Envelhecimento Ativo. Por outro lado, surgiu da vontade expressa pelas entidades que atuam junto da população idosa mais carenciada, tendo em vista dar resposta às necessidades identificadas no seu trabalho quotidiano junta desta, e que podem ser satisfeitas através de metodologias de participação dos seniores e da dinamização de parcerias de nível inter-concelhio.
Atualmente, o projeto abrange IPSS e seniores dos concelhos de Amares, Braga, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde, destinando-se a Idosos apoiados por IPSS com o objetivo de promover o seu envelhecimento ativo e ainda a Diretores Técnicos e Técnicos das IPSS com o objetivo de promover a implementação de boas práticas de envelhecimento ativo e o trabalho em rede.
Atualmente conta com as seguintes entidades parceiras:
ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais
Casa do Areal / Fundo Social Município de Braga
Casa do Povo do Vale do Cávado
Centro Social e Paroquial de Cervães
Centro Social e Paroquial de Covide
Centro Social da Paróquia de Chorense
Centro Social e Paroquial de Moimenta
Centro Social e Paroquial de Rio Caldo
Centro Social e Paroquial de S. Victor
Centro Social e Paroquial de Sobreposta
Centro Social da Paróquia de Souto
Centro Social e Paroquial de Vilar da Veiga
Centro de Solidariedade Social de Valdosende
Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga
Fundação Bomfim
Município de Terras de Bouro
Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho
Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech