Albergaria-a-Velha, Cultura

Pedro Mestre traz Música Tradicional Alentejana a Albergaria-a-Velha

O OuTonalidades – Circuito Português de Música ao Vivo continua no Cineteatro Alba com um café-concerto de Pedro Mestre a 4 de outubro, pelas 22h00, com entrada livre.

Pedro Mestre é natural da Aldeia da Sete (Castro Verde) e tem dedicado a sua vida à Música Tradicional Alentejana, desenvolvendo muitos projetos nesta área enquanto cantor e tocador/construtor de Viola Campaniça, instrumento que aprendeu a tocar com os mestres Manuel Bento e Francisco António.

É fundador/ensaiador de vários grupos corais alentejanos e tem desenvolvido programas na área da música com diferentes faixas etárias. Desde 2006 que desenvolve o projeto Cante nas Escolas, enquanto animador de música tradicional/Cante Alentejano, nas escolas do 1º ciclo do ensino básico, nos concelhos de Almodôvar e Serpa. Neste âmbito surgiu o Grupo Coral Juvenil de Almodôvar e Grupo de Cante Juvenil de Vila Nova de São Bento, ambos formados por alunos que frequentaram o projeto. Três anos depois iniciou a disciplina de Cante Alentejano na Academia Sénior de Serpa, formando igualmente um grupo coral com os participantes.

Em 2015 apresentou o seu primeiro trabalho discográfico a solo Campaniça do Despique, distinguido em 2016 com o Prémio Carlos Paredes. Já em 2017 foi editado o DVD do concerto Pedro Mestre & Convidados, realizado no Centro Cultural de Belém.

A par da música, Pedro Mestre dedica-se à recolha etnográfica, possuindo já um considerável acervo audiovisual, onde a cultura imaterial ganha destaque. Neste âmbito tem vindo a colaborar em algumas obras nomeadamente: Viola Campaniça, O Outro Alentejo, de José Alberto Sardinha (2001); Tocadores Portugal Brasil, Sons em Movimento (2006) e Caderno de Danças do Alentejo (2010), ambos de Lia Marchi. Outra das suas grandes paixões é a recolha e coleção de instrumentos musicais tradicionais, nomeadamente instrumentos de corda com forte incidência sobre as violas de arame.

Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *