Desporto, Destaque, Évora, Sociedade

Festa da Malha regressa a Évora

A Festa da Malha, evento cultural, social e desportivo que junta gerações em torno de uma atividade ancestral e bem enraizada nas tradições rurais alentejanas, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), está de regresso a Évora, realizando-se a sua 26ª edição, no próximo domingo, dia 16, no Rossio de S. Brás.

Recorde-se que foi em 1993 que se realizou pela primeira vez, em Évora, a Festa da Malha, na altura dinamizada pela extinta Associação de Municípios do Distrito de Évora (AMDE). Desde então, a Festa da Malha, embora apresente um quadro competitivo, tem-se tornado no grande ponto de encontro dos amantes desta modalidade, em que a participação e o convívio são os fatores mais importantes.

A Festa da Malha, que conta sempre com o apoio do município anfitrião e restantes concelhos da CIMAC, representa a afirmação de um jogo popular que é uma referência histórica entre as populações mais idosas e um verdadeiro ponto de encontro entre gerações do distrito de Évora.

Em Évora, o início das “hostilidades” está agendado para as 09h30, depois da receção de todas as comitivas. Os jogos desenrolam-se ao longo do dia e a cerimónia de entrega de prémios está prevista para as 17h30.

A Festa da Malha, que ao longo das 25 edições anteriores já reuniu mais de 10 mil praticantes, surgiu da necessidade de envolver o maior número possível de praticantes deste jogo com grande tradição no Alentejo.

A malha tem origem remota e já se praticava na Grécia Antiga, tendo sido os romanos a introduzir esta prática na Península Ibérica.

O jogo, habitualmente, desenrola-se nos largos e praças das vilas e aldeias, em chão de terra batida, e ganhou grande popularidade no Alentejo, sendo praticado por homens, na esmagadora maioria, e por mulheres, de diversas idades.

Sem necessidade de árbitro, na malha são os jogadores que fazem cumprir regras antigas e as dúvidas resolvem-nas no diálogo, junto ao “xito”.

 

Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *