O pequeno lugar da Barrenta, na União das Freguesia de Alvados e Alcaria, espera no próximo dia 29 de setembro mais de 400 tocadores de concertina no âmbito do 17º Encontro Nacional de Tocadores de Concertina da Barrenta.
Este evento já faz parte da agenda de muitos aficionados da cultura tradicional portuguesa. Em 2017 foram mais de 400 os tocadores deste instrumento, que continua a apaixonar gerações. Este ano a fasquia será mais alta, e estamos a preparar mais um encontro que pretendemos que seja inesquecível.
No que toca a logística, os trabalhos já decorrem, queremos proporcionar uma experiência feliz aos milhares de visitantPorto de Móses que no dia 29 de setembro se desloquem à pequena aldeia da Barrenta. A aldeia é pequenina, tem poucas dezenas de habitantes, mas por esta ocasião, são milhares os que aí vão para ouvir e ver de perto este encontro, que começou em 2001 com cerca de 40 tocadores, com o objetivo de poder dar “vida” a uma aldeia que só por si iria desaparecer com o passar dos anos se nada fosse feito para ter alguma visibilidade.
Esta é uma região que reúne 100 concelhos, lugares com história, lendas, costumes e tradições, onde é possível descobrir a essência de um país. Este é sem dúvida um evento que pretende perpetuar um dos instrumentos mais típicos da nossa cultura popular.
As portas abrem pelas 12h00 e a entrada é gratuita.