Oito equipas, compostas por muitos jovens, participaram na II edição dos Jogos Sem Barreiras, que decorreu no passado sábado, 11 de agosto, na Piscina Municipal Descoberta da Póvoa de Lanhoso. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, acompanhou a realização desta iniciativa, que marcou, nesse dia, o Sunset – Verão na Piscina.
Esta atividade foi promovida pelo Projeto Geração Lanhoso, em parceria com a Associação Cultural da Juventude Povoense, a Associação Cultural dos Jovens de Valdemil e a Associação Juvenil de Vilela.
“O nosso agradecimento, em nome da autarquia, pelo empenho e entusiamo quer dos participantes quer da organização em relação a estes Jogos Sem Barreiras. Estão de parabéns!”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, à margem deste evento. Para Avelino Silva, esta iniciativa “é bem reveladora da importância das parcerias e do envolvimento das associações, neste caso, juvenis para a concretização de eventos acarinhados pela nossa comunidade como é este”.
Em primeiro lugar ficou a equipa Maluki, com 59 pontos. Para além desta, participaram ainda Genmundus, Diverlanhoso, AJC, Six Pack, Maluki, Activus, OROFSOF e Os Milagres Acontecem.
Cada equipa, composta por três elementos femininos e três elementos masculinos, teve de superar cinco provas: o Jogo do Puzzle; o Jogo da Baliza; o Jogo dos Baldes; o Desafio de Cheiros; e o Jogo do Vestuário. Este último jogo consistiu numa espécie de gincana, em que os atletas tinham que ultrapassar obstáculos, que os obrigavam a rastejar, a saltar e equilibrarem-se.
As três melhores equipas receberam prémios. Assim, o primeiro classificado, a equipa Maluki com 59 pontos, recebeu uma noite na Casa da Quinta de Caldeses para os seis participantes com o apoio da Câmara Municipal; o segundo classificado, a equipa Six Pack com 56 pontos, recebeu um salto de pêndulo para os seis participantes oferecido pela Diverlanhoso; o terceiro classificado, a equipa da Activus com 52 pontos, recebeu um jantar para os seis participantes no restaurante Velho Minho.
O júri decidiu atribuir o prémio para melhor totem (dez treinos gratuitos oferecido pelo Ginásio Bem Me Quero) à equipa Maluki. A todos/as os/as participantes, o ginásio Activus ofereceu um voucher de acesso ilimitado àquele espaço durante um mês.
Esta atividade foi promovida pelo Projeto Geração Lanhoso, em parceria com a Associação Cultural da Juventude Povoense, a Associação Cultural dos Jovens de Valdemil e a Associação Juvenil de Vilela.
Os Jogos Sem Barreiras contaram com o apoio de diversas entidades locais, para além da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, tais como a Diverlanhoso, o ginásio Activus, o ginásio Bem Me Quero, a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, a Foco Criativo, a FM Brindes e o Pingo Doce.
Este evento inseriu-se no âmbito da Semana da Juventude e da programação Verão com(n)vida, tendo-se realizado na Piscina Coberta Municipal da Póvoa de Lanhoso, com início pelas 18h30 e fim pelas 23h00.
De lembrar que o Projeto Geração Lanhoso tem a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso como parceiro local e a Sol do Ave como entidade promotora e coordenadora, sendo financiado no âmbito do Fundo Social Europeu – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Tipologia de operação, Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 3G).