Guimarães, Sociedade

Mais de 30 países representados no Guimarães Home Fashion Week

Iniciou esta terça-feira, 26 de junho, a 3ª edição do “Guimarães Home Fashion Week”. Dedicado aos têxteis-lar, este evento, em comparação com o ano passado, aumentou o número de empresas portuguesas e o número de compradores que participam este ano.

As empresas ocupam os quartos da Pousada, onde mostram os respetivos produtos de cama, casa de banho e mesa. Este ano, os compradores vêm de países dos cinco continentes, nomeadamente de grandes mercados como EUA, Japão, Rússia, Coreia do Sul, Alemanha e Brasil.

Segundo Ricardo Costa, o vereador da Divisão de Desenvolvimento Económico (DDE) do Município de Guimarães, este evento contempla um conceito de “missão inversa na área dos têxteis-lar” na medida em que “em vez das empresas participarem em exposições noutros países, acabam por mostrar aquilo que produzem no seu país e na sua cidade, chamando os seus clientes e fornecedores para conhecerem os seus produtos e conhecerem Guimarães”.

Ricardo Costa destacou a enorme afluência de fornecedores e clientes estrangeiros e também das empresas locais, considerando que é uma “estratégia de promoção do território”. “Aproveitamos para que os fornecedores, oriundos de vários países conheçam Guimarães e possam ter um contacto direto com as empresas do nosso território. Há muitos clientes que não conhecem fisicamente as empresas e desta forma têm a possibilidade de se deslocarem às empresas e conferirem a qualidade do trabalho que é realizado. Simultaneamente, conseguimos diminuir os custos das empresas, uma vez que são inferiores aos custos com a despesa de uma participação em Feiras Internacionais”, salientou. Desta forma reside o conceito de “missão inversa” uma vez que “não são as empresas que vão às Feiras, mas são os clientes que vêm ter com as empresas”.

Nesta edição do “Guimarães Home Fashion Week” estão presentes 53 empresas da região na área do têxteis-lar, sendo na sua maioria empresas sediadas em Guimarães. Há ainda um conjunto de sinergias que permite a interligação entre as empresas e com os próprios fornecedores.

A “Guimarães Fashion Week” é organizada pela Home from Portugal e tem o apoio do AICEP e do Município de Guimarães através do projeto “Guimarães Marca”.

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