O Município de Celorico de Basto e a CIM-TS apresentaram dia 20 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho em Celorico de Basto, ao Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, PIICIE-TS.
Um plano que advém de uma candidatura ao Programa Operacional Regional Norte (Norte 2020), promovida pelo Município de Celorico de Basto em parceria com a CIM-TS que se encontra organizado em 9 operações e 6 atividades, desenvolvidos em 36 meses. Um projeto paralelo a outros projetos que visam promover o sucesso escolar, que apresenta diretrizes muito concretas e que procura ir de encontro às necessidades de cada Município no que concerne ao combate ao insucesso escolar.
“Hoje já não se aposta somente na obra mas nas pessoas e dá-se principal enfoque à educação, à formação. Este projeto, este plano, é sinal dessa mesma orientação e na minha opinião, muito positiva. Um caminho novo feito fundamentalmente em parceria, que nos traz um conjunto de perspetivas novas, novos caminhos feitos em uníssono que se vão efetivando e aprimorando diariamente” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, no término da sessão. “Conhecemos bem a realidade do nosso concelho e sabemos que, muito há a ser feito no que respeita ao combate ao insucesso escolar, numa lógica de inclusão onde é crucial a valorização do individuo”. O autarca disse ainda que este plano irá ser uma mais-valia muito importante, uma “ferramenta que irá contribuir ainda mais para os sucesso dos nossos alunos e, apesar de todos os percalços que possam surgir ao longo destes três anos, estou certo, que os resultados serão muito positivos não apenas para os alunos mas para toda a comunidade”.
Com este plano dar-se-á primazia a 6 atividades, direcionadas aos alunos do Agrupamento de Escolas e da Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto. São elas o BECA, Música, Teatro na Escola, Atelier de cerâmica, Sala do futuro e o Sagaz. Para o sucesso destes projetos foram contratados três recursos humanos que integram as equipas multidisciplinares na área do desporto, teatro e artes, que irão acompanhar os alunos através das diferentes atividades que integram as operações do PIICIE-TS.
Paralelamente a estas atividades serão desenvolvidas outras ações transversais a todos os Municípios que integram a CIM-TS.
Segundo o Secretário Executivo da CIM –TS, Telmo Pinto, “temos que trabalhar todos em sintonia na valorização da educação. Somos ambiciosos e esperamos o máximo de ambição de todos os que trabalham connosco para termos os melhores resultados. Este é um projeto complexo, novo que envolve os 11 municípios e que nos trará certamente alguns embaraços. A contratação pública não é fácil, há realidades que nos ultrapassam, mas com a lealdade institucional existente estou certo de que, apesar do processo ser moroso e complicado, vamos fazer bem” concluiu.
A apresentação efetiva do projeto esteve a cargo da coordenadora da CIM –TS para este plano, Olga Melo, que reforçou que o caderno de encargos ainda não está encerrado podendo sofrer as alterações que acharem por conveniente tendo em conta as diretrizes do projeto e as atividades a desenvolver. Reforçou também que será valorizada a “inovação” em cada atividade desenvolvida.
Também Fernando Peixoto, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto, se mostrou muito confiante neste plano dizendo que “Celorico está no caminho certo. Os atrasos ajudaram a maturar algumas questões e estou certo de que esta CIM será um exemplo neste processo”.
Um plano que será implementado junto dos alunos do Concelho de Celorico de Basto e segundo a nova diretora do Agrupamento de Escolas, Eduarda Alves, “o insucesso evidencia-se nos resultados. Existem problemas que temos que combater e este projeto irá criar nova oferta educativa indo de encontro às motivações dos alunos e diminuir o abandono escolar” disse.
Se precisa de Agência de E-commerce pode ver a Livetech