A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assinalou o Dia Mundial do/a Refugiado/a (20 de junho), através de atividades que juntaram jovens e seniores.
Intervenientes foram os/as alunos do P35 e P40 da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e alunos/as da aula de Cidadania da Universidade Sénior.
Numa primeira fase, na passada semana, foi feita uma aula de reflexão sobre o assunto, momento em que, jovens e seniores debateram pontos de vista pessoais sobre os/as refugiados/as e sobre as políticas dos Governos dos países europeus.
Foram bastantes díspares as opiniões, porém, sobressaiu o apoio às pessoas refugiadas, se o forem de facto. Um dos fatores que potencia a reserva de algumas pessoas face aos refugiados/as é o facto de, no meio destes/as, se encontrarem pessoas que não o são e que são vistas como pessoas que podem causar problemas sociais.
Numa segunda fase, foi elaborada uma tela com mensagens alusivas a esta temática e que irá integrar uma exposição no âmbito da Semana Municipal para a Igualdade, que se realiza em novembro.
Esta atividade foi dinamizada pelo SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género, serviço da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech