De 27 de junho a 2 de julho regressam as Festas Populares de S. Pedro e as suas tradições com história que se perpetuam no tempo, mas também algumas novidades que trazem modernidade e novos públicos às festas.
Este ano, o cabeça de cartaz é Paulo Gonzo, num concerto de comemoração dos 40 anos de carreira do músico marcado para as 22h00, do dia 2 de julho, na Praça da República.
O programa das Festas Populares de S. Pedro inclui, ainda, o concerto do grupo The Black Mamba, no dia 27 de junho, às 22h00, também na Praça da República.
Um dos momentos sempre aguardados das festas é o Bibe Elétrico, este ano com duas saídas: 27 e 30 de junho, a partir das 00h00.
As largadas vão ser oito, a corrida de toiros tem lugar no dia 30 de junho, assim como a grande noite de comes e bebes do pescador, em diversas artérias da festa.
O dia 29 de junho é sempre marcado pela envolvência da fé e da devoção a S. Pedro, com a procissão fluvial a sair às 15h00 da Base Aérea n.º 6, tendo chegada prevista às 17h00 ao Cais das Faluas, e a procissão noturna, uma das maiores do país, a começar às 22h00, na Igreja Matriz do Montijo.
Entre dezenas de eventos já tradicionais nas Festas Populares de S. Pedro, este ano registam-se três novidades: o 1.º Festival de Percussão do Montijo, no dia 1 de julho; um desfile motorizado das duas corporações e fanfarras de bombeiros do concelho; e o Kintal na VIA, um percurso musical feito pelas ruas com música direcionada ao público jovem, que terá lugar nos dias 28 e 29 de junho.
Para finalizar, no dia 2 de julho, todos os caminhos vão dar à Frente Ribeirinha para o encerramento oficial das festas com fogo de artifício piromusical e a queima do batel.
As Festas Populares de S. Pedro esperam a presença de mais de 300 mil visitantes nas ruas do Montijo e apresentam um programa que conta com mais de 200 atuações e 5 mil participantes em palco.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech