Câmara de Guimarães submete candidatura a classificação de arvoredo de interesse público

Date:

Foram identificadas um conjunto de 15 árvores e 1 arvoredo, totalizando os exemplares que se pretendem classificar. São espécies monumentais que se destacam nos lugares e sítios onde se encontram, contribuindo para assinalar a sua marca na paisagem e dispersas pelo território concelhio.

A candidatura proposta contempla os seguintes exemplares: Oliveira (Museu Alberto Sampaio); Carvalho-roble (Museu Alberto Sampaio); Pinheiro-manso (Citânia de Briteiros), dois Sobreiros (Citânia de Briteiros); Eucalipto (Monte do Cavalinho); Cedro-do-Himalaia (conjunto de 2 exemplares no Cemitério da Atouguia); Araucária-do-Brasil (Lordelo, junto à EN105), Abeto-de-Douglas (junto ao Santuário da Penha); Eucalipto (Montanha da Penha), Sobreiro (Montanha da Penha); Pinheiro-manso (Mata dos Laços, Creixomil); Pinheiro-manso (junto ao Bairro Leão XIII); Camélia (Casa da Covilhã, Fermentões); Pinheiro-manso (Moreira de Cónegos) e Mata da Casa da Ribeira (Ponte).

Guimarães teve as primeiras classificações em 1940 e 1953. O seu património arbóreo classificado como arvoredo de interesse público resumia-se a 2 árvores (sobreiro na Mata da Quinta de S. Cipriano e carvalho do Regalo) e a um conjunto arbóreo (Pousada de Santa Marinha da Costa).

Após 58 anos da primeira classificação, em 2011, foi aumentada a lista de classificações com o reconhecimento de mais exemplares, abrangendo um total de 5 árvores isoladas (2 plátanos e 1 castanheiro-da-Índia nos jardins do Paço dos Duques de Bragança, 1 cedro-do-Himalaia no Cemitério da Atouguia e 1 pinheiro-manso em Silvares) e 2 conjuntos arbóreos (2 conjuntos de cameleiras no Palácio Vila Flor).

Em 2018 pretende-se apresentar novas propostas para classificação, contribuindo desta forma para a proteção e sobrevivência de mais alguns exemplares arbóreos de interesse e porte magníficos. Algumas destas propostas fazem parte de uma extensa base de dados que incluem já mais de 100 registos, com exemplares de elevado interesse público, com porte, idade, singularidade, história e até mesmo raridade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...