No próximo ano letivo 2018/2019, o município de Porto de Mós oferece uma série de apoios aos alunos que frequentem o ensino no concelho, nomeadamente no apoio à aquisição de manuais escolares e transportes.
Na reunião de câmara de 24 de maio foi aprovada a atribuição gratuita de manuais escolares a todos os alunos que frequentem o 10º ano do ensino regular, em estabelecimentos de ensino da rede pública e privada do município, desde que os mesmos não sejam objeto de outras comparticipações.
Numa lógica de promoção da reutilização, os manuais escolares têm de ser devolvidos às escolas no final do ano letivo, em bom estado.
Relativamente ao apoio a transportes escolares, o município irá comparticipar os transportes, para os alunos do ensino regular, em 100% no escalão A, 75% no escalão B e 50% para os restantes escalões.
Jorge Vala, Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós referiu que o próximo ano letivo terá a oferta educativo mais diversificada no concelho até à data, assumindo, com estas medidas, o desígnio a que se propôs o seu Executivo, de criar mais e melhores condições para a fixação de alunos no concelho de Porto de Mós.
Num levantamento feito sobre esta matéria, verificou-se que o número de alunos que frequentam escolas fora do concelho acontece sobretudo no ensino secundário. No ano letivo 2016/2017, registaram-se aproximadamente 253 alunos residentes no município de Porto de Mós a frequentar escolas fora do município, com principal destaque no município de Batalha. Desses 253 alunos, 111 alunos são do Ensino Secundário.
De referir que no ano letivo 2018/2019 o concelho de Porto de Mós disponibiliza os cursos de Técnico de Multimédia, Técnico de Desporto, Auxiliar de Saúde, Análises Laboratoriais, Turismo Ambiental e Rural, Design Industrial, Manutenção Industrial e Mecatrónica, Maquinação e Programação CNC, Produção e Montagem de Moldes.
Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech