Está a decorrer até 1 de julho o II Roteiro Gastronómico de Carne Marinhoa de Albergaria-a-Velha, uma iniciativa conjunta do Município e do CLDS 3G Albergaria IntegraT/Prave. Este ano a iniciativa conta com a participação de 12 restaurantes do Concelho – mais cinco do que na primeira edição – que vão divulgar pratos originais tendo a carne marinhoa como base.
A carne marinhoa é um produto endógeno da região e do Concelho de Albergaria-a-Velha, proveniente da raça bovina marinhoa, que tem origem no Baixo Vouga. Foi registada, no âmbito da Comunidade Económica Europeia, como Carne DOP – Denominação de Origem Protegida, em 1994, e certificada como produto de Qualidade (DOP), em 2000. A carne marinhoa varia do rosa pálido ao vermelho escuro, conforme a idade dos animais, é consistente e suculenta, com sabor intenso.
Os restaurantes participantes no Roteiro Gastronómico de Carne Marinhoa são o Solar O Condado, Pensão Restaurante Parentes, Casa da Alameda, O Papaduxo, O Lusitano, Duplexx, Pouso do Rei, Ilha da Brasa, Novo Cantalarana, Sabores da Praça, e O Fumeiro, situados na cidade de Albergaria-a-Velha, e o restaurante Fortaleza, em S. João de Loure. A marcação prévia é recomendada em todos os espaços aderentes.
O II Roteiro Gastronómico de Carne Marinhoa de Albergaria-a-Velha conta com a parceria da Associação para o Desenvolvimento da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira.
Se precisa de uma empresa para criação de sites profissionais pode contactar a empresa Livetech