Aviação Militar Portuguesa em exposição em Évora

Date:

Na passada sexta-feira, 1 de junho, foram inauguradas duas exposições no Palácio de D. Manuel, ambas dedicadas à Força Aérea Portuguesa: “Aviação Militar Portuguesa – Grande Guerra de 1914-1918” e “Óscar Monteiro Torres”.

As exposições, organizadas pela Câmara Municipal de Évora com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, foram cedidas pelo Museu do Ar e enquadram-se no âmbito das comemorações dos 100 anos do armistício. Evocando a participação portuguesa na 1ª Grande Guerra, com a aviação militar a dar os primeiros passos, as exposições são constituídas por fotografias, vestuário, peças militares, algumas verdadeiras relíquias da 1ª Guerra Mundial, e ainda documentação diversa.

A exposição “Aviação Militar Portuguesa – Grande Guerra de 1914-1918”, que está patente no segundo piso do Palácio de D. Manuel, pretende evocar os 100 anos da constituição dos Serviços de Aviação do Corpo Expedicionário Português, da ativação do Centro de Aviação Marítima de Lisboa e da projeção da Esquadrilha Expedicionária a Moçambique.

No primeiro piso do Palácio de D. Manuel está patente a exposição dedicada à memória do Major Piloto Aviador Óscar Monteiro Torres, evocando o centenário do seu desaparecimento. Óscar Monteiro Torres foi um dos aviadores que integrou o Corpo Expedicionário Português em França, morto em combate.

Na cerimónia de inauguração, Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, recebeu o Tenente General Mimoso e Carvalho em representação do Chefe de Estado Maior da Força Aérea, o Tenente Coronel Grafanhate em representação do Museu do Ar, e Paulo Pagará, Presidente da Direção da Liga dos Combatentes, Núcleo de Évora. O Presidente da Câmara teve oportunidade de agradecer em nome do Município a todas as entidades que tornaram possível a vinda da exposição, particularmente à Força Aérea Portuguesa. Carlos Pinto de Sá referiu-se ainda à escolha da cidade de Évora para acolher as comemorações do 66º Aniversário da Força Aérea Portuguesa, facto que considerou uma honra para o Município. Por sua vez o Tenente General Mimoso e Carvalho agradeceu o acolhimento da Câmara Municipal.

As exposições estarão patentes até ao dia 24 de junho, podendo ser visitadas de segunda a sexta das 10h às 12h e das 14h às 18h. Aos sábados das 14h às 18h.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...