Aconteceu no dia 25 de maio, na Casa de Estremoz, uma reunião da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, com os Municípios que constituem a Comissão Executiva.
A reunião teve como ordem de trabalhos a oficialização da Federação e a reunião de informação para o Turismo de Portugal e estiveram presentes os municípios que constituem a Comissão Executiva. Na região Norte: Vila Pouca de Aguiar (CIM Alto Tâmega), Lamego e Santa Marta de Penaguião (CIM Douro); na região Centro: Tomar (CIM Médio Tejo), Alvaiázeres (CIM Leiria), Castro Daire (CIM Dão-Lafões), Covilhã e Guarda (CIM Beiras e Serra da Estrela), Penacova (CIM Coimbra) e Albergaria-a-Velha (CIM Baixo Vouga); na região Sul: Estremoz (CIM Alentejo Central).
Um dos principais objetivos da Federação passa por tornar Portugal um país interlocutor e participante ativo junto da Federação Europeia dos Caminhos de Santiago. Pretende ainda reforçar a divulgação dos vários traçados dos Caminhos de Santiago existentes no país, bem como a sua certificação.
Os propósitos da Federação inserem-se assim no principal objetivo da Federação Europeia: «reunir as coletividades territoriais do continente europeu atravessadas pelos Caminhos de Santiago, em torno duma promoção comum cultural e turística das diferentes rotas, um património cultural que compartem desde de há vários séculos.