Inspirada na Cimeira da Terra (Rio de Janeiro, 1992) esta declaração resultou da “8ª Conferência Europeia das Vilas e Cidades Sustentáveis”, que decorreu em Bilbao, Espanha, em Abril de 2016.
Esta declaração apresenta os caminhos para a criação de «cidades produtivas, sustentáveis e resilientes para uma Europa habitável mais abrangente», explica a Câmara de Vila do Bispo.
O documento visa assim «apoiar e acelerar a transformação sociocultural, socioeconómica e tecnológica, com o objetivo de garantir qualidade de vida às populações, enquanto são respeitados os limites dos ecossistemas locais e globais e os recursos naturais».
O documento refere «ainda a necessidade dos líderes locais encontrarem formas inovadoras de se envolver economicamente e socialmente com a sociedade civil para enfrentar os desafios económicos, ambientais e sociais e, ao mesmo tempo, encontrar soluções que aumentam o valor económico para o benefício da população local».
A declaração menciona ainda a necessidade desta transformação para descarbonizar os sistemas energéticos, criar padrões sustentáveis de mobilidade urbana, proteger e melhorar a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas entre outros.
A Declaração Basca pretende ainda inspirar cidades e vilas a desenvolverem e criarem as suas próprias ações locais de transformação.