A Escola Secundária Francisco de Holanda vai representar Guimarães no Parlamento Jovem Europeu (PJE), no próximo sábado, 5 de maio, em Neuchâtel, na Suíça. A delegação será composta por quatro alunas e uma professora para esta segunda fase do PJE, depois de ter obtido a melhor pontuação na primeira fase do projeto, que decorreu no passado dia 14 de março, no Centro Cultural Vila Flor.
A Escola Secundária Francisco de Holanda, pelo segundo ano consecutivo, foi apurada através de uma avaliação do júri interno, composto pelos participantes da sessão parlamentar, e por um júri externo.
Na primeira fase da edição deste ano participaram ainda as Escolas Secundárias Martins Sarmento, Caldas das Taipas e Santos Simões, assim como a Escola Profissional Cisave.
O PJE promove uma reflexão estruturada sobre temas inscritos na agenda política europeia e/ou assuntos relevantes no espectro nacional/local, fomentando os laços de amizade e confraternização entre os jovens/municípios participantes. Para o ano de 2018, o PJE assumiu como tema: “Participação através da ação: quais as formas de envolvimento de e para a juventude?”.
Com base na estratégia de desenvolvimento e aprofundamento das relações multilaterais europeias, as escolas apresentaram os trabalhos em língua inglesa, iniciando depois um debate plural sobre as diferentes perspetivas oferecidas.
A 2.ª fase do Parlamento Jovem Europeu conta com a participação das cidades de Neuchâtel (Suíça), Igualada (Espanha), Besançon (França) e Guimarães (Portugal).
Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech