A Câmara Municipal do Montijo lutou pela constituição de uma Unidade de Saúde Familiar (USF) nas instalações do Hospital do Montijo, um projeto que começa a ser concretizado com a assinatura do protocolo para a ocupação do imóvel, no próximo dia 20 de abril, entre a Santa Casa da Misericórdia do Montijo e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
O investimento público nesta nova unidade de saúde estima-se em 0,5 milhões de euros e irá dispor de 7 novos médicos de família.
O Município do Montijo já tinha defendido a criação de uma USF no Hospital do Montijo, junto das entidades responsáveis pela saúde, como o Ministério da Saúde, a ARSLVT, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo e o ACES do Arco Ribeirinho. Aliás, toda esta visão para o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no Montijo está expressa numa declaração política, apresentada na reunião de câmara de 23 de novembro 2016, onde é afirmada, de forma clara, a necessidade de criação de uma USF nas alas desocupadas do Hospital do Montijo.
Este foi um compromisso assumido com os cidadãos durante a última campanha eleitoral autárquica, por existir a consciência que a criação da USF, ou seja de um novo Centro de Saúde para a cidade, é uma necessidade antiga dos montijenses que poderá resolver o problema do elevado número de famílias sem médico de família.
A Câmara Municipal do Montijo sempre defendeu, igualmente, a inclusão da USF no Hospital do Montijo, numa solução de maior eficiência e otimização dos equipamentos e recursos, cumprindo uma política de verticalização de cuidados de saúde primários e hospitalares, para acrescentar racionalidade às escolhas e às preferências dos cidadãos e garantir o direito à saúde.
Aliás ao contrário do que muitas vezes é veiculado publicamente, o Hospital do Montijo, que integra o Centro Hospitalar Barreiro Montijo, tem ganho novas valências, como foi o caso da cirurgia de ambulatório, considerada uma das melhores do país. Para além da cirurgia de ambulatório, atualmente tem em funcionamento as seguintes valências: serviço de urgência básica, a medicina interna e internamento (20 camas), medicina física e de reabilitação, meios complementares de diagnóstico e consultas externas (anestesiologia, cardiologia, medicina, medicina física e de reabilitação, nutrição, cirurgia geral, ortopedia, oftalmologia, cirurgia plástica, cirurgia pediátrica, pediatria e psiquiatria).
A nova USF permitirá realizar a integração dos cuidados de saúde primários com os cuidados hospitalares e reforçar as respostas do Hospital do Montijo, criando um Parque de Saúde e por essa via beneficiar a vida dos utentes e doentes do Serviço Nacional de Saúde.