A Arqueologia vai estar em debate no concelho de Felgueiras. Ao longo dos próximos meses, a autarquia promove, em vários locais do concelho, seis conferências sobre marcos caraterísticos da região do Tâmega e Sousa, trazendo até Felgueiras especialistas na área que debaterão a “Arqueologia em terras de Sousa e Tâmega”. A primeira conferência tem já lugar este sábado, dia 17, às 15 horas, no Polo de Idães da Biblioteca.
“Arqueologia na Igreja de Idães”, é com este tema que tem início o ciclo de conferências. O Dr. Luís Sousa, do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Lousada, é o orador convidado.
Seguir-se-ão “Tongóbriga, Cidade Transduriana” (21 de abril), “O Castro da Senhora Aparecida” (26 de maio), “O Românico do Vale do Sousa” (16 de junho), “As necrópoles do concelho de Amarante” (7 de julho) e “A Igreja Velha de Lordelo (21 de julho). Estas conferências decorrem todas às 15h00, num sábado, diferindo apenas no local de realização. O objetivo é percorrer o concelho com temáticas que fazem parte da História de todos.
Programação na íntegra:
ARQUEOLOGIA EM TERRAS DE SOUSA E TÂMEGA
Ciclo de Conferências
15h00
17 de março | Arqueologia na Igreja de Idães
Orador: Dr. Luís Sousa, Gabinete de Arqueologia da C. M. de Lousada
Local: Biblioteca – Polo de Idães
21 de abril | Tongóbriga, Cidade Transduriana
Orador: Prof. Doutor Lino Augusto Tavares Dias, FAUP
Local: Biblioteca Municipal de Felgueiras
26 de maio | O Castro da Senhora Aparecida (Pinheiro, Felgueiras)
Oradores: Dr. Marcelo Mendes Pinto, Gabinete de Arqueologia da C. M. Felgueiras/Investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória – FLUP) e José Ribeiro, Gabinete de Arqueologia da C. M. Felgueiras
Local: Museu Casa do Assento – Friande
16 de junho | O Românico do Vale do Sousa
Orador: Dr. Manuel Luís Real, Investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória -FLUP) e do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Local: Casa do Adro – Pombeiro
7 de julho | As necrópoles do concelho de Amarante
Oradora: Drª Helena Portela
Local: Casa da Cultura Leonardo Coimbra
21 de julho | A Igreja Velha de Lordelo
Orador: Dr. Marcelo Mendes Pinto, Gabinete de Arqueologia da C. M. Felgueiras e Investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, Faculdade de Letras do Porto – FLUP)
Local: Casa do Risco