Início Santarém Mação Mação apoia agricultura biológica

Mação apoia agricultura biológica

0
Mação apoia agricultura biológica

Decorreu na sexta-feira, 2 de março de 2018, uma ação de divulgação promovida pela Pinhal Maior com o apoio do Município de Mação, sobre o projeto de agricultura biológica “Bio Berço da Lusitânia”. A sessão decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho sendo a Agricultura Biológica uma prática agrícola em crescimento e, nesse sentido, a Pinhal Maior, em parceria com o nosso Município, está focada em dar continuidade ao projeto “Agricultura Biológica”.

O Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, começou por explicar aos presentes que se percebe que uma das dificuldades que os produtores sentem é no escoamento dos produtos sendo que este projeto vem colmatar esse problema pelo que visitou, com a Pinhal Maior, uma organização/centro de armazenagem e escoamento de produtos na Lourinhã que recebe os produtos dos agricultores e os remunera pelos mesmos, dentro do previamente estabelecido.

Este projeto da Pinhal Maior envolve 5 concelhos sendo que o Município de Mação disponibilizou uma base logística para recolha dos produtos dos 5 concelhos.

Vasco Estrela sublinhou ainda que o que a Câmara e a Pinhal Maior querem é contribuiu para facilitar quem tem produtos agrícolas de base biológica quer o façam a tempo inteiro ou como atividade complementar.

O projeto “Produção e Comercialização – Agricultura Biológica” foi depois apresentado por Augusto Nogueira, coordenador da Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul. Este projeto pretende apoiar todos os agricultores e interessados neste tipo de produção, proporcionando formação, dando apoio na certificação de produtores e terrenos, sendo contratada uma entidade que certifica os agricultores e aconselhando sobre as melhores espécies a produzir. De referir que o projeto da Pinhal Maior dá apoio à recolha, embalamento e venda dos produtos.

Também presente esteve o representante da Biofrade, com quem se vai trabalhar o escoamento  dos produtos. Trata-se de uma empresa familiar, que iniciou o modo Biológico em 1991. Mais tarde, a partir 1998, passou a produzir e comercializar só produtos de Agricultura Biológica sendo que, além da produção própria, a Biofrade trabalha com diversos produtores nacionais e internacionais para manter uma vasta oferta durante todo o ano.

O nosso Concelho receberá mais duas sessões. No dia 13 de março a sessão terá lugar em Envendos, pelas 18h30, na Sala Multiusos da Junta de Freguesia. No dia 20 de março a sessão terá lugar em Cardigos, às 18h30, no edifício da Junta de Freguesia, 1.º piso da antiga igreja de Cardigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui