Mação, Sociedade

Mação apoia agricultura biológica

Decorreu na sexta-feira, 2 de março de 2018, uma ação de divulgação promovida pela Pinhal Maior com o apoio do Município de Mação, sobre o projeto de agricultura biológica “Bio Berço da Lusitânia”. A sessão decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho sendo a Agricultura Biológica uma prática agrícola em crescimento e, nesse sentido, a Pinhal Maior, em parceria com o nosso Município, está focada em dar continuidade ao projeto “Agricultura Biológica”.

O Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, começou por explicar aos presentes que se percebe que uma das dificuldades que os produtores sentem é no escoamento dos produtos sendo que este projeto vem colmatar esse problema pelo que visitou, com a Pinhal Maior, uma organização/centro de armazenagem e escoamento de produtos na Lourinhã que recebe os produtos dos agricultores e os remunera pelos mesmos, dentro do previamente estabelecido.

Este projeto da Pinhal Maior envolve 5 concelhos sendo que o Município de Mação disponibilizou uma base logística para recolha dos produtos dos 5 concelhos.

Vasco Estrela sublinhou ainda que o que a Câmara e a Pinhal Maior querem é contribuiu para facilitar quem tem produtos agrícolas de base biológica quer o façam a tempo inteiro ou como atividade complementar.

O projeto “Produção e Comercialização – Agricultura Biológica” foi depois apresentado por Augusto Nogueira, coordenador da Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul. Este projeto pretende apoiar todos os agricultores e interessados neste tipo de produção, proporcionando formação, dando apoio na certificação de produtores e terrenos, sendo contratada uma entidade que certifica os agricultores e aconselhando sobre as melhores espécies a produzir. De referir que o projeto da Pinhal Maior dá apoio à recolha, embalamento e venda dos produtos.

Também presente esteve o representante da Biofrade, com quem se vai trabalhar o escoamento  dos produtos. Trata-se de uma empresa familiar, que iniciou o modo Biológico em 1991. Mais tarde, a partir 1998, passou a produzir e comercializar só produtos de Agricultura Biológica sendo que, além da produção própria, a Biofrade trabalha com diversos produtores nacionais e internacionais para manter uma vasta oferta durante todo o ano.

O nosso Concelho receberá mais duas sessões. No dia 13 de março a sessão terá lugar em Envendos, pelas 18h30, na Sala Multiusos da Junta de Freguesia. No dia 20 de março a sessão terá lugar em Cardigos, às 18h30, no edifício da Junta de Freguesia, 1.º piso da antiga igreja de Cardigos.

Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *