O Auditório da Fraterna, em Couros, recebe esta quinta-feira, 1 de fevereiro, às 9h30, uma sessão de esclarecimento destinada a apresentar, aos Municípios da Região Norte, a iniciativa WIFI4EU, um programa que prevê o financiamento de equipamento e instalação de redes WIFI nos Estados Membros da União Europeia, de forma gratuita, e sem condições discriminatórias.
O financiamento é disponibilizado através de vouchers que serão atribuídos com base nas candidaturas dos interessados, após convocatória a ser lançada pela Comissão Europeia no início de fevereiro de 2018. Apesar de haver critérios de elegibilidade, não existirá nenhum processo de avaliação, sendo os vouchers distribuídos por ordem de chegada dos pedidos, atendendo a uma distribuição geográfica equilibrada.
As sessões contarão com apresentações de representantes da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e da Comissão Europeia, seguidas de uma sessão de perguntas e respostas. A participação nestas sessões é gratuita e aberta a todos os municípios, devendo ser feita a inscrição em <http://www.anmp.pt> até esta terça-feira, 30 de janeiro de 2018. As sessões serão disponibilizadas em webstreaming, com possibilidade de se colocarem questões por escrito. A informação sobre a forma de acesso e colocação de questões será anunciada atempadamente no site da ANMP.
Adicionalmente, realiza-se no dia 2 de fevereiro, às 15H00, em Lisboa, uma sessão organizada pela ANACOM e dirigida ao público em geral, onde poderão também participar os municípios interessados, devendo a inscrição para esta sessão ser feita no site da ANACOM <http://www.anacom.pt>. Além de Guimarães, a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), com a colaboração da Associação Nacional de Municípios Portugueses, realizará mais duas sessões, uma em Coimbra (1 de fevereiro, 15 horas, na Sede da ANMP) e outra em Évora (2 de fevereiro, 9h30, na Câmara Municipal).
Toda a informação referente a esta iniciativa está disponível nos sítios institucionais da ANACOM e da ANMP (em <http://www.anacom.pt> e <http://www.anmp.pt>, assim como no sítio da Comissão Europeia <https://ec.europa.eu/digital-