Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Trabalhos arqueológicos na Serra do Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, apresentados na Universidade do Minho

Os trabalhos arqueológicos da valorização de dois monumentos sob tumuli (mamoas), que integram a necrópole megalítica da Serra do Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, foram apresentados na Universidade do Minho, sob a forma de poster, durante o EJI – PATER / Encontro de Jovens Investigadores – “Património e Território”,

Os trabalhos, que decorreram no mês de abril de 2017, consistiram na remoção do manto vegetal, no abate e esterilização das árvores e vegetação existente sobre e nas cercanias dos monumentos e no seu registo integral gráfico e fotográfico. Além de uma caracterização pormenorizada dos tumuli, esta atividade teve como intuito a criação de uma dinâmica de educação patrimonial e de consciencialização social, procurando potenciar a compreensão e preservação deste tipo de monumentos junto da comunidade, que, por desconhecimento e dificuldade de identificação no terreno, facilmente se encontram sujeitos a ações destrutivas.

De relembrar que esta intervenção arqueológica, que contou com uma dezena de voluntários, não só do concelho da Póvoa de Lanhoso, resultou numa parceria entre a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, a Junta de Freguesia de Lanhoso, a NEXO Património Cultural e a The Navigator Company.

O poster intitulado “Trabalhos de Valorização na Serra do Carvalho (Póvoa de Lanhoso)”, é da autoria de Gabriel R. Pereira, Mauro C. R. Correia, Gustavo M. M. Santos e Orlando Fernandes.

O referido Encontro de Jovens Investigadores decorreu em meados de dezembro.

Consultar aqui o cartaz.

Se precisa de uma Empresa de Marketing Digital pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *