Início Temas Desporto Seminário ‘Diferentes na vida, iguais no desporto’ promoveu reflexão sobre desporto adaptado em Mangualde

Seminário ‘Diferentes na vida, iguais no desporto’ promoveu reflexão sobre desporto adaptado em Mangualde

0
Seminário ‘Diferentes na vida, iguais no desporto’ promoveu reflexão sobre desporto adaptado em Mangualde

Decorreu na passada quinta-feira, dia 7, no auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, o Seminário ‘Diferentes na vida, iguais no desporto’. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Mangualde, reuniu atletas, associações e especialistas na área do Desporto, inserindo-se no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Consciente dos benefícios da prática desportiva ao nível da condição física, reforço da confiança e autoestima, aumentando a qualidade de vida e independência das crianças e jovens portadores de deficiência, o Seminário iniciou-se com a assinatura de um protocolo tripartido entre a Câmara Municipal de Mangualde (na pessoa de João Azevedo, Presidente do Município), a Casa do Povo de Mangualde (pelo presidente Paulo Figueiredo) e o Agrupamento de Escolas de Mangualde (presidente Agnelo Figueiredo) sobre o desporto adaptado nas Escolas de Mangualde. A sessão de abertura contou com ainda com a presença de José Lourenço, Presidente do Comité Paralímpico.

O Seminário dividiu-se em dois painéis. O I Painel, moderado por João Amaral, Treinador da Casa do Povo de Mangualde, foi dedicado aos Testemunhos dos jovens atletas internacionais e nacionais Miguel Monteiro, Cristiano Pereira, João Azevedo, Márcia Araújo e Sara Araújo.

O II Painel, moderado por Maria José Coelho, Vereadora da Câmara Municipal de Mangualde e Presidente da Rede Social de Mangualde, trouxe a debate a “Integração do Desporto Adaptado na Federação Portuguesa de Atletismo”. Nesse painel, intervieram Jorge Vieira, Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, puviram-se os testemunhos da treinadora de Ginástica Artística Paula Oliveira e dos atletas Ana Rafael, Fátima Moreira e Artur Silva, e, por fim, abordou-se “A Visão dos Pais” por Cristina Azevedo, do Núcleo Pais em Rede de Mangualde.

Esta iniciativa procurou demonstrar que a deficiência não pode ser vista como uma barreira social e que é necessário eliminar a desigualdade e promover a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência. Pretendeu, igualmente, sensibilizar a população para a situação das pessoas com deficiência e promover a sua inclusão na sociedade.

O Desporto Adaptado foi idealizado e concebido com o objetivo de implementar modalidades desportivas para pessoas com e sem deficiência, permitindo a igualdade de oportunidades no que diz respeito ao livre acesso ao desporto e, de igual modo, promover a interação e integração de pessoas com deficiência na comunidade. Esta valência consiste na intervenção especializada em pessoas com e sem deficiência, com vista à reabilitação, treino de capacidades, desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis e integração social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui