A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai melhorar a mobilidade pedonal no centro da Vila sede de concelho, de modo a que as pessoas andem mais a pé para deslocações curtas e para que possam circular melhor pelos passeios.
São 11 as artérias centrais irão ser intervencionadas: Rua Dr. Manuel Ferreira; Rua Capitão Tinoco Faria; Rua Luís de Camões; Rua Dr. Gonçalo Sampaio; Rua 1.º de Maio; Rua da Misericórdia; Rua Dr. Francisco Sá Carneiro; Rua António Francês; Avenida dos Bombeiros Voluntários; Rua Dr. Avelino Pereira de Carvalho; e Rua Martim Moniz.
“Esta obra insere-se na estratégia de regeneração urbana e tem como objetivo principal devolver os passeios às pessoas. Esta parte da Vila carecia desta intervenção que vem complementar outras obras já realizadas. É um investimento que os moradores e os Povoenses vão sentir como positivo”, refere o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.
Os trabalhos já começaram. Estas intervenções vão implicar a renovação da arborização e das condições de sombreamento, sendo de destacar que serão plantadas tantas árvores quantas as que houver necessidade de abater. Está prevista a plantação, por exemplo, de camélias e de outras espécies.
Está ainda previsto, de entre outros aspetos, o seguinte: a melhoria das condições de circulação, a eliminação de barreiras, a adequação de rede pedonal a utilizadores com mobilidade reduzida e o reordenamento do estacionamento.
São intervenções que visam, acima de tudo, requalificar a rede de passeios da Vila da Póvoa de Lanhoso, dotando-a de condições de segurança e de conforto que permitam ser percecionadas como alternativas de mobilidade urbana efetivas e, consequentemente, utilizadas pelos peões. Têm ainda um propósito ambiental de redução da emissão de gases com efeito de estufa.
Este é um projeto promovido pelo Município da Póvoa de Lanhoso e cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que conta com um investimento elegível de 582.179,10€, ao qual corresponde a comparticipação comunitária de 85% no valor de 494.852,24€.
Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech