
Foi uma cerimónia diferente do habitual, num espaço criado para sensibilizar, que decorreu no dia 28 de novembro, a assinatura do protocolo para a Rede Integrada de Intervenção na área da violência doméstica. Antes da assinatura do protocolo as entidades presentes assistiram à peça “BASTA”, do grupo “Azul diferente” da CERCIFAFE .Uma iniciativa articulada pelo Município de Celorico de Basto que resultou de uma parceria entre a CERCIFAFE, a GNR e a ARRIVA.
No fim do espetáculo, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, mostrou-se sensibilizado e disse que é “preciso respeitar a diferença tendo por base a igualdade, o espetáculo que assistimos é uma das muitas formas de unir esforços para prevenir, para sensibilizar, para evitar comportamentos que não dignificam o ser humano”. No que respeita ao protocolo o autarca foi assertivo salientando “que ninguém faz nada sozinho, é preciso e fundamental que existam estas sinergias entre entidades, uma junção de esforços, para criar uma rede de trabalho que faça o que realmente é necessário e deve ser feito. Um trabalho de prevenção que deve ser aprimorado e melhorado. Juntos iremos trabalhar pela igualdade, pela não-violência, para evitar muitas formas de exclusão. Com esta rede integrada, com esta união, que junta a área social e as instituições judiciais, estou certo que o trabalho a desenvolver será profícuo e trará bons resultados à nossa comunidade” salientou o autarca.
Importa salientar que a criação desta rede integrada surgiu de uma reunião de trabalho entre várias entidades que integram a rede social concelhia e supra concelhia que decorreu no início de 2017 tendo sido concluído, por todos os intervenientes, a necessidade de uma estrutura deste género. Nesse sentido, foi encaminhado para todos os serviços a minuta do protocolo que pretende estabelecer e regular a colaboração e cooperação entre diferentes entidades, respeitando a autonomia de cada um, a legislação e instrumentos de cooperação em vigor, tendo em vista a prossecução de interesses públicos comuns.
No dia de ontem, foi formalizado o compromisso de cooperação com a assinatura pública das entidades que integram a rede nomeadamente a Câmara Municipal de Celorico de Basto que contempla o Gabinete Girassol, pelo presidente da Câmara Municipal, o Ministério público, pelo Procurador-Geral Adjunto, Jorge Gonçalves, a ARSN/ACES_ Baixo Tâmega, pelo Director Executivo do ACES Baixo Tâmega, Avelino Bastos, a CPCJ de Celorico de Basto, pela Presidente da CPCJ, Fátima Araújo, pelo Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, pelo Diretor do Agrupamento de Escolas, Ernesto Mesquita e pela Ordem dos Advogados, pelo Presidente da Delegação de Celorico de Basto, Miguel Lima e Sousa. A GNR, o IPDJ e a Segurança Social estiveram representados na cerimónia no entanto, as edilidades incumbidas de assinar o protocolo não puderam estar presentes, sendo o mesmo assinado a posteriori.