A VII Semana Municipal para a Igualdade terminou com a realização do II Café Concerto Inclusivo. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, esteve presente e, à margem deste evento, fez um balanço muito positivo da VII Semana Municipal para a Igualdade, iniciativa que teve, como destinatários/as diretos/as, cerca de 700 pessoas. “O papel da autarquia é também o de contribuir para a igualdade de género e para a inclusão social. Quisemos, ao longo esta Semana, colocar estes temas na agenda do concelho, envolvendo a comunidade num objetivo comum, sermos cada vez mais um concelho com responsabilidade social”, referiu o autarca.
A Semana realizou-se sob o lema “Educar para a Igualdade” e começou, a 19 de novembro, Dia Internacional do homem, com uma caminhada em que participaram 65 pessoas, permitindo angariar igual quantidade de brinquedos para crianças menos favorecidas do concelho.
A 20 de novembro, Dia dos Direitos Internacionais das Crianças, reiniciou-se o projeto pioneiro “Igualdade, Cidadania e Direitos Humanos” com 24 crianças da sala dos quatro anos do Jardim de Infância de S. Gonçalo da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
Nos dias 20 e 21, a proposta foi a realização de Workshops de Braille, dinamizados por Ana Patrícia Santos e Manuela Branco, técnicas do Instituto Nacional de Reabilitação. Participaram mais de 90 estudantes da EPAVE, da Escola Prof. Gonçalo Sampaio e utentes da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB).
A formação “Conhecer e implementar a Carta Portuguesa para a Diversidade” realizou-se a 22 de novembro, sendo dinamizada por Carla Calado, técnica da Fundação Aga Khan Portugal e elemento da Comissão Executiva da Carta para a Diversidade – Lisboa. Esta formação teve como participantes funcionários/as de autarquias, elementos da EPAVE, de IPSS’s do concelho e de outras entidades signatárias do núcleo do norte da Carta Portuguesa para a Diversidade.
De referir que a AADVDB e a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso se tornaram signatárias da Carta Portuguesa para a Diversidade, tornando-se aquela a primeira Santa Casa do país a fazê-lo. A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso é a embaixadora da Carta na zona norte e promoveu a abertura do Núcleo Norte da Carta, sendo entidade que integra, juntamente com a LIPOR e a Esposende Ambiente, a Coordenação do Núcleo Norte.
No Dia pelo Fim da Impunidade, 23 de novembro, cerca de 200 estudantes da EPAVE e da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso assistiram ao impressionante testemunho de vida de uma jovem de 23 anos, vítima de violência no namoro. Depois, participaram numa Marcha contra a Violência Sobre as Mulheres e para a Igualdade.
A 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica e antecipando o Dia Mundial para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 de novembro), realizou-se a II edição do Café Concerto Inclusivo. Contou com a participação de cinco entidades locais e teve os apoios da Real Confraria de Nossa Senhora de Porto D’Ave e do Narcisu’s Eventos. Contou ainda com a atuação da jovem Povoense Joana Magalhães.
De lembrar que, ainda no âmbito desta Semana, decorre até 7 de dezembro uma exposição de pintura intitulada “Igualdade na Diferença”, da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Deficientes Manuais, na Galeria do Theatro Club.
Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech